Nacional

Oceano Cruz queixa-se de racismo no futebol português (VÍDEO)

Oceano Cruz, antigo jogador do Sporting

Oceano da Cruz concedeu uma entrevista ao podcast Final Cut, do SportsTailors onde chamou a atenção para aquilo que entende ser o racismo estrutural que existe no futebol português.

Veja também: Presidente do Slavia rendido a Rui Pedro Braz mas arrasa negócio Jurásek

O histórico antigo jogador do Sporting lembra que na I Liga não há nenhum treinador negro.

O racismo existe, não vamos escamotear isso, porque existe. Em Portugal, que é onde posso falar de uma forma mais assertiva, existe um racismo perigoso, porque é um racismo estrutural. Achas normal não haver um treinador negro na Primeira Liga? O ano passado já não houve ninguém… A maior parte das pessoas acha que é normal e isso é que torna o racismo estrutural”, afirmou.

Oceano não tem dúvidas de que as oportunidades não são as mesmas para o treinador negro.

Não é normal olharmos para a qualidade que têm os jogadores negros, para a qualidade que têm os treinadores negros e ver as poucas oportunidades que eles têm. Dou por mim a educar as pessoas quase todos os dias neste tema do racismo. Não devia ser o meu trabalho, ou melhor, devia ser o trabalho de todos”, referiu.

Veja também: Pai de Félix deixa recado aos adeptos sobre regresso do filho ao Benfica

Abordando o caso de racismo em torno de Vinícius Jr., o técnico considera que só foi tema devido ao facto de o brasileiro representar o Real Madrid.

O Vinícius tornou-se viral porque está no topo de pirâmide, é jogador do Real do Madrid e obriga toda a gente a falar sobre o tema. Mas existe racismo todas as semanas. O problema deste mundo é que amanhã acontece sempre outra coisa; mas às vezes o que aconteceu ontem merece ser lembrando e discutido. Este é um problema e é um problema grande“, concluiu.

Veja o vídeo abaixo.

Deixe um comentário