Nacional

Vieira terá recebido 750M€ do BES e despejou 335M€ no Benfica

Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica

A SIC transmitiu a primeira parte de uma grande reportagem sobre a relação de Luís Filipe Vieira com o BES. Neste primeiro episódio, é referido que o antigo presidente do Benfica terá recebido 750 milhões de euros em créditos do deste banco, para as suas empresas, nomeadamente a Promovalor, durante 12 anos, ou seja, entre 2002 e 2014.

Veja também: “Se posso dar dicas a Fernando Santos?” A resposta curiosa de Amorim

Entre 2002 e até à queda do BES em 2014, o banco aprovou 750 milhões de euros em crédito para as empresas de Vieira. E entre 2007 e 2014, despejou outros 335 milhões de euros no Benfica“, refere Pedro Coelho, jornalista da SIC que coordenou esta investigação.


Não há outra palavra para qualificarmos a relação senão de promiscuidade. O que aconteceu, sobretudo quando Luís Filipe Vieira assumiu o futebol do Benfica em 2001, foi que houve um crescendo de influência entre os polos representados por Vieira e por Ricardo Salgado“, acrescentou.

Veja também: Fernando Santos reage a críticas ao futebol da seleção e lembra Amorim

Mariana Mortágua, deputada que apertou com Vieira na comissão de inquérito onde este procurou justificar estes valores, explicou a sua relação com Ricardo Salgado.

Ricardo Salgado construiu uma enorme teia à sua volta com vários testas de ferro que justificam alguns negócios, alguns com lucros para o BES, outros sem muita racionalidade económica mas que foram cruciais na estratégia de acumulação de poder daquele grupo bancário e da família Espírito Santo. Luís Filipe Vieira teria os seus interesses próprios embora sempre dependente da dívida e do financiamento de Ricardo Salgado“, referiu.

Veja também: Fernando Santos revela palavras de Ronaldo para sérvio que estava a rir

Cecília Meireles, do CDS-PP, defendeu que “ele [Vieira] teve acesso a restruturações que muitos outros empresários não tiveram“. “Estou convicta que a sua notoriedade teve um papel“, apontou.

Na mesma reportagem foi recordado o roubo de um camião por parte de Vieira do qual resultou a sua condenação de 20 meses de prisão efetiva. Acabou por ser salvo por duas amnistias.

1 comentário

  • O Benfica tem pago os empréstimos aos Bancos.
    Houve perdões de divida em outros clubes, transformaram os empréstimos “milhões” em ações da SAD que tem capitais negativos, leiam os relatórios das contas “Ninguém comenta” O Benfica faz parte do circo, contudo existem limites para a hipocrisia ok
    O Luis Filipe Vieira nem acusado pelo Tribunal ainda foi, contudo permanecem os Julgamentos na Praça Pública
    Justiça; Prendem-se Pessoas para prestar Declarações; Prendem-se pessoas durante mais de um ano, para serem acusadas e bem ao fim de 6 anos; isto não é Estado de Direito é a Venezuela ok

Deixe uma resposta

Por favor desactive o seu adblocker ou coloque-nos na sua  lista de sites permitidos.

Muito obrigado!

Please disable your adblocker or whitelist this site!

Thank You!