Internacional

Man. City e Fluminense entre os Favoritos no Mundial de Clubes

Bernardo Silva celebra golo marcado ao Real Madrid pelo Manchester City com Eriling Haaland e Jack Grealish.

O Mundial de Clubes de futebol, que este ano se realiza pela primeira vez na Arábia Saudita, conta com os estreantes Manchester City e Fluminense como principais candidatos ao título. Esta edição, a vigésima da competição organizada pela FIFA, marca também a despedida do formato atual, que envolve sete equipas.

Veja também: Penálti bem assinalado contra o Sporting? Expulsão perdoada ao V. Guimarães?

A partir de 2025, o Mundial de Clubes passará a um novo modelo, com 32 equipas representando as seis confederações, e terá os Estados Unidos como anfitriões dessa primeira edição expandida.

A competição deste ano inicia na terça-feira com uma ronda de qualificação, onde se enfrentam o Al-Ittihad, campeão saudita e anfitrião, e o Auckland City da Nova Zelândia, campeões da Oceânia. O Al-Ittihad conta com o avançado português Jota, formado no Benfica, e que se transferiu para a Arábia Saudita nesta época.

O vencedor deste jogo enfrentará os egípcios do Al Ahly nos quartos de final. Nessa mesma fase, os mexicanos do Club León, campeões da CONCACAF, jogarão contra os japoneses do Urawa Red Diamonds, campeões asiáticos.

Veja também: ‘O meu maior arrependimento da carreira foi com Di Maria’

O Manchester City, com os internacionais portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, entra na competição nas meias-finais, onde enfrentará o vencedor do jogo entre o Club León e o Urawa Reds. O Fluminense, após vencer a Taça Libertadores da América, também estreia nas meias-finais.

Historicamente, o torneio tem sido dominado por equipas europeias, com o Real Madrid liderando com cinco troféus. Equipas brasileiras como Corinthians, Internacional e São Paulo também conseguiram quebrar essa hegemonia em algumas edições.

A realização deste Mundial de Clubes na Arábia Saudita faz parte dos esforços do país para se afirmar no cenário futebolístico mundial, atraindo jogadores de renome com condições financeiras atraentes. A Arábia Saudita será também o anfitrião do Mundial de futebol de 2034, seguindo a tendência de organizações em países árabes, como o Qatar em 2022.

Veja também: Expulsão perdoada a Pepe no FC Porto-Casa Pia? Análise à arbitragem

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário