Nacional

‘Ronaldo? Já treinei jogadores com palavras mais fortes’

Cristiano Ronaldo ao serviço da Seleção Nacional na partida com a Espanha

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Uruguai, Fernando Santos foi questionado sobre quão influente Cristiano Ronaldo é no balneário da Seleção Nacional.

Veja também: Fernando Santos explica a lesão de Danilo e elogia substituto: “É um monstro”

O selecionador nacional lembra que já treinou fortes ao nível da palavra e destacou a evolução de Ronaldo no seu estilo próprio de liderança, que o grupo aceita bem.

Já vi e treinei jogadores com palavra mais fortes. Em todas as equipas há jogadores assim. Treinei autênticos patrões no Benfica, no Sporting, no FC Porto, na Grécia… Nem todos os jogadores se expressam da mesma forma, uns são mais treinadores. Importante é que o grupo e o balneário saibam como lidar com essas questões. Conheci o Cristiano ainda menino e, nessa altura, ele não era assim. Tinha Pedro Barbosa, Paulo Bento, e outros, no balneário. Mas foi crescendo e foi sendo ele o porta-voz. A equipa convive bem com isso e isso é o mais importante“, afirmou.

Veja também: Comentador da Sport TV reage após ser apelidado de ‘tachista’ por Conceição

No que diz respeito à forma da equipa jogar, Fernando Santos assegura que os jogadores gozam de muita liberdade.

“O Bernardo responde como médio ofensivo e brilhantismo que tem. Concretamente: os jogadores têm liberdade total, sabendo como se devem reorganizar, sem quintais. Sem nome e sem número, no sentido de ‘não tens de fechar aqui, não tens de fazer isto…’ Em posse, variedade total de jogo. Não conseguimos fazer na primeira parte do Gana, até à meia hora. Eu tenho a minha opinião: estreia num Mundial pesa um bocado. Houve, da parte deles, uma fase na primeira parte em que o controlo foi muito importante. Tiveram a dificuldade em soltar a amarra. Depois funcionou bem. Eu quero essa variabilidade, daí jogarmos num sistema mais hibrido, para que os jogadores possam mexer. Eu quero que isso aconteça em segurança com bola. Nesta anarquia, entre aspas, não se pode perder a bola com facilidade, não reagir à perda… E depois ter a capacidade de manter a organização defensiva. Ocuparmos os momentos certos, é isso que pretendo da equipa, sei que está a evoluir, está a confiar e isso é muito importante. Espero que a resposta seja cada vez melhor”, referiu.

Veja também: O gesto de Ronaldo com uma mulher no Qatar que corre mundo (Vídeo)

Deixe um comentário