NacionalVídeos

Lista dos 50 melhores treinadores da história com vários que passaram por Portugal

Luiz Felipe Scolari e Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional.

A revista britânica FourFourTwo divulgou aqueles que considerou serem os 50 melhores treinadores da história do futebol. As escolhas são naturalmente subjetivas, mas há muitos nomes que são bem conhecidos dos portugueses, a maior parte pelas melhores razões.

Veja também: Rui Santos arrasa gesto de Conceição e sugere aplicação de derrota ao FC Porto (VÍDEO)

Em 47º lugar surge o nome de Otto Rehagel, um técnico de má memória para os adeptos portugueses. Foi este alemão que conduziu a seleção da Grécia à conquista do Euro 2004, após vencer Portugal na final por 1-0.

Em 46º surge Sir Bobby Robson, antigo treinador do Sporting e do FC Porto, que faleceu em 2009, deixou saudades pela sua postura dentro e fora dos relvados. Um verdadeiro gentleman. Chegou a Portugal para treinar o Sporting na temporada 1992/93, mas acabou demitido por Sousa Cintra a meio da temporada seguinte, depois de os leões terem perdido uma eliminatória da Taça UEFA diante do Salzburgo (0-2 em Alvalade e 3-0 na Áustria).

O FC Porto rapidamente garantiu a contratação de Robson e o inglês conduziu os dragões à conquista da Taça de Portugal no final dessa época. Seguiram-se mais dois anos à frente dos azuis e brancos, onde conquistou dois campeonatos e uma Supertaça.

Veja também: Dolores toma medidas drásticas contra o Correio da Manhã após polémica com Ronaldo

Em 39º lugar aparece o nome de Luiz Felipe Scolari, o homem que conduziu a Seleção Nacional à final do Euro 2004, perdida diante da Grécia e que teve o mérito de voltar a reunir os portugueses em torno da equipa das quinas. Scolari ainda conduziu Portugal às meias-finais do Mundial 2006 e, apesar de ter ficado pelo 4º lugar, foi a primeira vez que a equipa das quinas atingiu esta fase da competição, desde o Mundial 1966. Deixou a Seleção após o Euro 2008 sem conseguir qualquer título, ao contrário do que fez com o Brasil.

Em 32º lugar aparece Jupp Heynckes, que chegou ao Benfica pela mão de Vale e Azevedo na temporada 1999/2000, numa altura em que as águias não conquistavam o campeonato há cinco anos e não venciam qualquer titulo há três. No entanto, a instabilidade que se vivia no Benfica na altura impediu-o de fazer um trabalho melhor. Em 1999/2000, os encarnados terminaram no 3º lugar mas Heynckes acabaria por sair na época seguinte, não resistindo ao início época desastroso.

Em 21º lugar surge Bella Guttmann, o húngaro que dá nome à maldição que o Benfica teima em não conseguir quebrar. Previu que o Benfica não iria conquistar uma competição europeia nos próximos 100 anos e até agora a maldição está a cumprir-se. Foi na Luz que alcançou os seus maiores êxitos, mas a sua aventura em Portugal começou no FC Porto, onde conquistou o título de 1958/59. Na época seguinte mudou-se para o Benfica, onde conduziu as águias à conquista do campeonato em 1959/60 e 19060/61 e a duas Ligas dos Campeões em 1960/61 e 1961/62. Acabou por sair a mal da Luz e foi nesse momento que proferiu a malfadada maldição.

Veja também: Presidente do Casa Pia arrasa Conceição após jogo com o FC Porto

Na 14ª posição surge o nome de Giovanni Trapatonni, que em 2004/2005, colocou um ponto final de 11 anos de jejum do Benfica no que diz respeito à conquista do título. Com o seu estilo mais resultadista do que propriamente vistoso, o italiano devolveu aos encarnados a alegria de festejar um campeonato.

Saltamos para a 12ª posição onde surge o melhor treinador português de sempre: José Mourinho. Atualmente na AS Roma, foi no FC Porto, entre 2002 e 2004 que se catapultou para os grandes palcos internacionais, depois de se destacar na União de Leiria. Pelos dragões, Mourinho conquistou dois campeonatos, uma Supertaça, uma Taça de Portugal, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

Depois seguiram-se clubes como Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, onde conquistou títulos nacionais e internacionais.

Veja também: Rodolfo Reis levanta suspeitas sobre o Casa Pia e filho de Rui Costa

Sir Alex Ferguson é considerado pela Four Four Two como o melhor treinador de sempre mas vale a pena sua menção. Não passou pelo futebol português mas bem podemos agradecer-lhe, uma vez que foi ele que deu as ferramentas necessárias para Cristiano Ronaldo se transformar na máquina de faturar golos que o mundo inteiro admira e aprecia e que tantas alegrias deu aos portugueses.

O Adeptos de Bancada já está no Youtube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui assim como a nossa newsletter! Siga-nos no Instagram aqui. Siga-nos no Twitter aqui.

Veja abaixo a lista completa:

50. George Graham

49. Aime Jacquet

48. Luis Aragones

47. Otto Rehhagel

46. Bobby Robson

45. Bill Struth

44. Tele Santana

43. Diego Simeone

42. Albert Batteux

41. Rafa Benitez

40. Jill Ellis

39. Luiz Felipe Scolari

38. Udo Lattek

37. Guus Hiddink

36. Zinedine Zidane

35. Bill Nicholson

34. Viktor Maslov

33. Sir Kenny Dalgish

32. Jupp Heynckes

31. Helmut Schon

30. Jock Stein

29. Jurgen Klopp

28. Jose Villalonga

27. Mario Zagallo

26. Alf Ramsey

25. Herbert Chapman

24. Fabio Capello

23. Arsene Wenger

22. Bob Paisley

21. Bela Guttmann

20. Louis van Gaal

19. Nereo Rocco

18. Carlo Ancelotti

17. Ottmar Hitzfeld

16. Miguel Munoz

15. Vicente del Bosque

14. Giovanni Trapattoni

13. Marcello Lippi

12. José Mourinho

11. Brian Clough

10. Valeriy Lobanovskyi

9. Ernst Happel

8. Helenio Herrera

7. Matt Busby

6. Arrigo Sacchi

5. Pep Guardiola

4. Bill Shankly

3. Johan Cruyff

2. Rinus Michels

1. Sir Alex Ferguson

Deixe um comentário