Nacional

Football Leaks: Rui Pinto pode safar-se da condenação graças ao Papa

Rui Pinto, hacker do Football Leaks

Será hoje o dia em que Rui Pinto ficará a conhecer a sentença do processo Football Leaks. No entanto, o pirata informático pode safar-se da condenação devido à lei da amnistia aprovada aquando da vinda do Papa a Portugal, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.

Veja também: Pinto da Costa ataca comentadores: ‘O Mauro, o Pinotes e o Camelo’

Caso Rui Pinto seja condenado nos 90 crimes de que é acusado, esta amnistia poderá garantir-lhe o perdão em 82 crimes. Tratam-se de crimes cujas penas não são superiores a um ano, uma vez que não tinha 30 anos à data da ocorrência dos mesmos.

Recorde-se que o hacker é acusado de 68 crimes de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a Federação Portuguesa de Futebol ou a Procuradoria-Geral da República, sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão na forma tentada.

O Ministério Público pede a condenação de pena de prisão efetiva de Rui Pinto por 89 crimes. O único crime que o Ministério Público não conseguiu comprovar foi o de sabotagem informática à SAD do Sporting. Em tribunal, o hacker reconheceu alguns crimes e mostrou-se arrependido dos seus atos, estando a colaborar ativamente com as autoridades. Por isso é que assistiu ao julgamento em liberdade.

Veja também: Áudio do VAR do Boavista-Benfica dá que falar: ‘Deixa essa imagem para vender’ (VÍDEO)

Em julho, Rui Pinto foi acusado de 377 crimes noutro processo. Em causa crimes como acesso ilegítimo a emails de jornalistas do grupo Cofina, advogados, Igreja Universal do Reino de Deus, procuradores, juízes, PSP, empresas de Isabel dos Santos, Liga de Clubes e de clubes como Benfica e Rio Ave, assim como violação de correspondência e dano informático.

Em 2017, terá pirateado os emails do Benfica posteriormente partilhados, através de um email anónimo, com o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques. Os mesmos conteúdos também acabariam na Internet, no blogue “Mercado do Benfica”, que o MP acredita ser administrado pelo arguido.

Veja também: Recado de jogador do Arouca após apagão do VAR no Dragão

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário