Nacional

FC Porto e Sporting em risco de falhar competições europeias por 3 anos

Luis Díaz em disputa de bola com Luís Neto no Sporting-FC Porto

Sporting e FC Porto estão entre os clubes que têm até ao final de janeiro para comprovar o pagamento de dívidas e evitar a exclusão das competições europeias de clubes, anunciou esta sexta-feira o organismo de controlo financeiro (CFBC) da UEFA.

Veja também: A resposta de Jesus à contestação dos adeptos após o Benfica-Sporting

Os dois clubes portugueses terão ainda de pagar multas de 300 mil euros no caso dos dragões e 250 mil euros em relação aos leões, pelo incumprimento da regra de não existirem dívidas de salários, direitos de transferência ou pagamentos de natureza social.

Também o Santa Clara está na lista de oito clubes advertidos pela CFBC da UEFA pelas regras do fair play financeiro, devendo pagar um valor de 75 mil euros.

Veja também: Ristovski deixa forte provocação ao Benfica e a Jesus após o derbi (Foto)

Os outros cinco clubes em causa são Astana (Cazaquistão), Cluj (Roménia), CSKA Sófia (Bulgaria), Bétis (Espanha) e Mons Calpe (Gibraltar).

As multas variam entre os apenas 15 mil euros do Mons Calpe e os 300 mil euros do FC Porto, o valor mais elevado.

Se os clubes não apresentaram o comprovativo de não dívidas até 31 de janeiro de 2022, ficam excluídos por três épocas (2022-23, 2023-24 e 2024/-25) das competições europeias para que se venham a qualificar.

Veja também: Conceição manda forte bicada ao Canal 11 após o Portimonense-FC Porto

O atual sistema de monitorização de fair play financeiro está a ser revisto, face às enormes perdas na indústria do futebol por causa da pandemia de covid-19.

Fonte: LUSA

Deixe um comentário