Nacional

Desporto Nacional em Suspenso Após Queda do Governo

António Costa, primeiro-ministro de Portugal.

O panorama desportivo português enfrenta um período de incerteza após a demissão do primeiro-ministro António Costa, que foi aceite pelo Presidente da República. Com a discussão do Orçamento do Estado para 2024 interrompida, o financiamento para o ano olímpico está em xeque, e a gestão do próximo ano poderá ser feita através de duodécimos, o que coloca em risco a preparação adequada para os Jogos Olímpicos de Paris.

Veja também: Fernando Madureira confronta Pepe após o FC Porto-Antuérpia

A reforma da Lei de Bases do Sistema Desportivo, que estava em curso, poderá sofrer atrasos significativos ou mesmo não ser implementada. Isso inclui o novo organismo para a gestão da arbitragem do futebol profissional, que ainda carece de enquadramento legal. As expectativas da Liga de Clubes para a redução da carga fiscal no futebol e as iniciativas do Sindicato dos Jogadores para a proteção dos jovens imigrantes também permanecem em suspenso, aguardando um novo interlocutor governamental.

Este cenário surge num momento delicado, após revelações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) sobre investigações que mencionam o nome do primeiro-ministro em contextos de desbloqueio de procedimentos em projetos de grande envergadura, como as concessões de exploração de lítio e o desenvolvimento de infraestruturas energéticas e tecnológicas.

Com o governo em funções de gestão, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa inicia consultas com os partidos políticos e reúne o Conselho de Estado, com a possibilidade de dissolver o Parlamento e convocar novas eleições em vista.

Veja também: Já é conhecido o árbitro para o Benfica-Sporting – ÚLTIMA HORA

Durante os quase oito anos de liderança de António Costa, o Desporto foi gerido primeiramente pelo Ministério da Educação e, mais recentemente, sob a tutela da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes. O secretário de Estado João Paulo Rodrigues, com várias reformas em mãos, agora enfrenta um futuro incerto quanto à continuidade dos seus projetos.

O setor desportivo, já a lidar com os desafios impostos pela pandemia, vê-se agora confrontado com uma nova onda de desafios políticos e administrativos que podem afetar a sua evolução e o desempenho dos atletas nacionais no cenário internacional.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário