Nacional

Varandas recorda escuta do Apito Dourado e atira: “Pinto da Costa é um corruptor ativo”

Frederico Varandas, presidente do Sporting, a discursar

No discurso que proferiu num almoço comemorativo do Núcleo do Sporting de Carregal do Sal, Frederico Varandas teceu um forte ataque a Pinto da Costa.

Veja também: Benfica recebe mensagem inesperada de Rui Pinto após conquista europeia no andebol

O presidente leonino começou por se referir ao encontro de João Paulo Correia, Secretário de Estado do Desporto, com Pinto da Costa, naquele que foi um dos primeiros atos públicos do político desde que assumiu o cargo.

Varandas condenou o facto de João Paulo Correia apelidado o presidente do FC Porto como “uma referência do desporto nacional“, recordando as escutas do Apito Dourado.

“Sobre o senhor Pinto da Costa, sou obrigado a discordar veementemente do senhor Secretário de Estado do Desporto, que recentemente tomou posse. O senhor Pinto da Costa não é nem nunca poderá ser uma referência do desporto nacional. E eu vou explicar porquê, convidando o senhor Secretário de Estado a ouvir apenas uma escuta, entre muitas que estão disponíveis para qualquer pessoa na internet, do processo Apito Dourado. Destaco esta de 24 de janeiro de 2004 (horas antes de um FC Porto-Estrela da Amadora) onde, de viva voz, o presidente do FCP, senhor Pinto da Costa, por intermédio do empresário de jogadores António Araújo, oferece os serviços sexuais de três prostitutas à equipa de arbitragem liderada pelo árbitro Jacinto Paixão, a quem Pinto da Costa, nessa escuta, chama carinhosamente ‘JP’“, afirmou.

Veja também: A loucura de Rui Costa nas bancadas na conquista da Liga Europeia do Benfica (Vídeo)

“É verdade que estas escutas não foram autorizadas pela Justiça portuguesa para uso de prova e o senhor Pinto da Costa foi absolvido do processo. Mas, se é verdade que essas escutas não puderam ser usadas como prova, também é verdade que elas são reais e aconteceram mesmo. Aqui, senhor Secretário de Estado, não é preciso a Justiça dizer o quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor ativo e alguém que deveria estar banido do dirigismo desportivo há décadas. Difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto não é condenada“, prosseguiu.

Varandas apontou ainda Pinto da Costa como um corruptor ativo.

Ao senhor Pinto da Costa, por mais que lhe custe e por mais tentativas que faça para tentar apagar as suas acções, será sempre recordado como um corruptor ativo. E eu aqui estarei para lhe recordar até ao último dia da sua presidência que é um corruptor ativo e uma vergonha para o desporto português, ao mesmo tempo que aguardarei com expectativa o desfecho do processo ‘cartão azul’. Um país que reconhece o senhor Pinto da Costa como uma referência é um país sem valores. E um país sem valores é um país sem futuro. Portugal não pode nem nunca poderá ser esse país“, referiu.

Veja também: Francisco J. Marques responde a comentador da CNN: “Caiu a máscara de independente”

O líder do Sporting não se deteve, fazendo ainda referência a outros elogios e omissões a Pinto da Costa.

“Nestas últimas semanas tive a oportunidade de ler inúmeros comunicados e textos de personalidades da nossa praça a felicitarem os 40 anos da presidência do senhor Pinto da Costa e a enumerarem as qualidade, as conquistas e os feitos. Fiquei surpreendido é que na lista dos feitos não vi nada sobre as vergonhosas escutas do Apito Dourado, sobre o facto de este ter fugido para a Galiza horas antes de a Polícia Judiciária ir buscá-lo a sua casa, de ter pagado a familiares seus milhões de euros da FC Porto SAD e dos inúmeros casos de coação e intimidação a jornalistas como a recente agressão, vista por todo o mundo, a um jornalista da TVI por um elemento da comitiva do presidente. Se é para referir os feitos dos 40 de presidência, então, por favor que o façam com rigor e coragem“, concluiu.

Veja também: Furioso e aos gritos: Grimaldo não deverá voltar a vestir a camisola do Benfica após gesto grave

2 comentários

  • Comentário, sobre as declarações de Frederico Varandas sobre o que se passou e continua a passar sobre o que fala e falou sobre este dirigente desportivo em causa ; na m/opinião já expus no facebook que não foi aceite. Primeiro adoro a cidade do Porto apesar não ser adepto da instituição FCP estimo e admiro, só não gosto servirem–se da mesma ao longo de tantos anos este senhor visado não tenha escrúpulos e escudar-se na educação que teve paternalmente, mas, a meu ver não serviu de nada, veja-se o que sucedeu com os irmãos lá de Viana de Castelo, apito dourado, etc… e mais que não vale a pena elucidar; se alguém ler estes comentários de um individuo de mais de 80 anos, vão ver á internet que felizmente não foi apagada toda a informação ao longo dos anos. Mais, houve pedido do super Juiz deste País auxilio por um processo que estava a ser elaborado. mas os colegas contatados não aceitaram por ser amigos pessoais dos possiveis arguidos.
    Pergunto, será que vivemos num País democrático ou num País anarquista!!!, mais, tinhamos um secretário de estado do desporto Rebelo agora passamos a ter um Correia, porque os nomes próprios são os mesmos, nada muda , pelo o que já disse.
    Para terminar , o dirigente máximo do futebol profissional a nível Europeu ou Mundial , vem a felicitar a carreira de 40 anos com a máxima lisura, devia primeiro inteirar-se e se elucidar do que se passou ao longo dessa carreira ou então, dá para pensar, pois antes dos elogios ver o currículo dessa pessoa judicial porque lamento não o tenha feito; é grave e causa uma má imagem para quem está há frente desta modalidade que é a maior do Mundo . Senhor Presidente do Futebol Internacional, não são lições, mas peço que pondere de futuro antes de elogiar. QUE PENA!!!
    Sem mais
    30/05/2022

  • Que país é este Portugalsinho que mete nojo e que é dirigido por bandidos que serão sempre bandidos. Este dinossauro portista e o orelhas mataram a verdade desportiva
    .

Deixe um comentário