Nacional

Sporting lança farpas ao Benfica por Grimaldo e aos penáltis do FC Porto

Jogadores do Sporting celebram vitória sobre o Boavista

Miguel Braga recorreu ao seu espaço editorial do Jornal do Sporting para distribuir várias farpas à justiça desportiva no que diz respeito à avaliação de casos que envolvem os rivais. Ao longo do texto, o diretor de comunicação dos leões questiona os critérios, comparando os castigos aplicados em casos semelhantes e que envolviam os verdes e brancos.

Veja também: Pinto da Costa elogia Calado e deixa farpa ao Benfica

Miguel Braga começou com o caso Al Musrati, em que o médio do SC Braga estendeu o dedo do meio aos adeptos do V. Guimarães, mas escapou ao castigo. O dirigente leonino lembra o caso dos insultos de Nuno Santos em Vizela.

Esta semana ficou a saber-se que o Conselho de Disciplina da FPF arquivou o processo aberto a Al Musrati, do SC Braga, depois da queixa apresentada pelo Vitória SC por o médio líbio ter brindado os seus adeptos com o famoso dedo do meio – o mesmo dedo que os romanos, há dois mil anos, já apelidavam de digitus impudicus. Os factos remontam à 22.ª jornada e estamos, como se sabe, em vésperas da 31.ª. Apesar de existirem imagens do acto – basta passar pelas redes socais do clube ofendido −, considerou o douto CD que não havia prova suficiente para avançar com o processo. Este é o mesmo CD que na época passada, de forma célere, decidiu castigar o nosso Nuno Santos por “gestos ameaçadores ou reveladores de indignidade” que não se viram na TV“, escreveu.

Veja também: Calado confronta Aníbal Pinto em direto: ‘Quero ver se também me chamas isso’ (Vídeo)

Miguel Braga lembra ainda o facto de Grimaldo ter sido ilibado do pagamento de uma multa, depois de declarações contra a arbitragem do Benfica-FC Porto de 2021. Lembra o diretor de comunicação que Luís Neto não teve o mesmo tratamento em 2020, quando se insurgiu contra a ameaça de um árbitro em expulsar Coates.

A mesma história de sempre… VERGONHOSO!!!“. Os argumentos do TCAS são uma delícia jurídica: apesar de admitir “alguma rudeza ou deselegância” nas expressões do jogador, diz o tribunal que a expressão é “em si mesmo, (é) vaga e descontextualizada”, rematando que ainda que se possa admitir que “a mesma se referirá a falhas da arbitragem, não é imputada a nenhum árbitro”. Este é o mesmo TCAS que no caso das declarações de Luís Neto em 2020 decidiu reverter uma decisão do TAD que ilibava o nosso jogador, castigando Neto por ter dito (…) “O Seba fez uma falta aos três minutos e já lhe estava a dizer ‘para a próxima vais para a rua!’. Incrível, ele é o capitão! Uma vergonha”, escreveu.

Veja também: Rui Santos e o lance do penálti do Gil-Benfica: ‘Tudo isto é normal mas…’ (Vídeo)

Por último, Miguel Braga destacou o “feito internacional” do FC Porto no que a penáltis diz respeito.

Uma última nota sobre o nosso futebol para assinalar um feito internacional do FC Porto. Com o penálti frente ao Boavista FC na última jornada, os azuis e brancos destronaram os costa-riquenhos do CS Herediano no pódio de clubes com mais grandes penalidades assinaladas a favor desde Janeiro de 2020, num total de 75 campeonatos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Um feito que ganha ainda mais importância se tivermos em consideração que a nossa Liga é apenas a 29.ª liga do mundo com mais penáltis e que, esta época, em Portugal, o SL Benfica é o clube com mais penáltis a favor (um total de 12, contra 10 do Sporting CP e 9 do FC Porto)“, conclui.

Veja também: Vítor Pinto arrasa escolha de Luís Godinho para o Benfica-SC Braga (Vídeo)

O Adeptos de Bancada já está no Youtube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui assim como a nossa newsletter! Siga-nos no Instagram aqui. Siga-nos no Twitter aqui.

Deixe um comentário