Nacional

O médio do Benfica apontado como sucessor de lenda do Barça

Jogadores do Benfica celebram golo frente ao Vizela na Taça de Portugal.

Uma recente análise efetuada pelo Observatório do Futebol (CIES) realça o nome de Florentino Luís, médio do Benfica e internacional português sub-25, como um dos potenciais sucessores do icónico Sergio Busquets no meio-campo. A saída de Busquets do Barcelona no término da temporada 2022/23 abriu o debate sobre quem poderia assumir o seu papel vital no esquema táctico dos blaugrana, e Florentino surge como uma das respostas mais promissoras a esta questão.

Veja também: Erro crasso de jogador do FC Porto no comunicado conjunto já é viral

Florentino, que no passado já foi fortemente ligado a uma possível mudança para o Camp Nou, é destacado pelo estudo como o terceiro jogador mais valioso nesta categoria específica, com uma avaliação de mercado fixada em 14 milhões de euros. A lista do CIES coloca-o atrás de Ethan Ampadu, do Leeds United, avaliado em 19 milhões de euros, e de Lucas Gourna-Douath, do RB Salzburgo, com uma cotação de 17 milhões de euros. Esta análise proporciona uma visão estratégica para o Barcelona, que poderá considerar estas opções num esforço de encontrar um substituto à altura de Busquets.

Apesar do interesse e das qualidades reconhecidas, a contratação de Florentino pelo clube catalão apresenta-se como um desafio financeiro. Em dezembro último, soube-se através de Bruno Carvalho, empresário do jogador, que o Benfica estipulou um valor de 40 milhões de euros pelo seu passe – um montante consideravelmente superior à sua atual avaliação de mercado e potencialmente fora do alcance do Barcelona, dada a sua conhecida situação financeira delicada.

Veja também: O erro de Pinto da Costa após o Estoril-FC Porto já é viral (VÍDEO)

Além de Florentino, outros nomes surgem como alternativas viáveis e mais acessíveis para os culés, entre os quais Raphael Onyedika, do Club Brugge, avaliado em 12 milhões de euros, e Nico Perrone, do Las Palmas, com um valor de mercado de 8 milhões de euros. Estas alternativas poderiam representar soluções menos onerosas para o clube espanhol na busca pelo sucessor de um dos seus mais emblemáticos jogadores.

A eventual saída de Florentino para o Barcelona marcaria não só a continuação de uma tradição de excelentes médios defensivos no clube catalão, como também a afirmação do futebol português em produzir talentos capazes de se destacarem nos maiores palcos do futebol europeu. Resta agora acompanhar os desenvolvimentos futuros nesta história que une passado e futuro no coração do meio-campo blaugrana.

Veja também: Rodolfo Reis aos gritos aponta o culpado da época do FC Porto e diz o impensável

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário