NacionalVídeos

Expulsões perdoadas a Di Maria e Hjulmand? Penálti por marcar a favor do Sporting?

Ángel Di Maria agride Pedro Gonçalves no Sporting-Benfica.

Os especialistas de arbitragem dos diário desportivos O Jogo e A Bola e da Rádio Observador analisaram o desempenho de Artur Soares Dias no SportingBenfica.

Veja também: A reação de Schmidt à derrota do Benfica frente ao Sporting

O primeiro lance polémico surgiu aos 32 minutos entre Ángel Di Maria e Pedro Gonçalves. O avançado encarnado deu um encontrão no jogador leonino, atingindo-o posteriormente com a mão fechada no rosto. Os especialistas não têm dúvidas de que se tratou de uma agressão clara e que Di Maria deveria ter visto o vermelho direto.

Veja também: Agressão de Di Maria a Pote? O vídeo que está a revoltar sportinguistas

Unanimidade total houve também em relação à falta de Morten Hjulmand, aos 73 minutos, sobre Fredrik Aursnes, considerando ser merecedora do segundo amarelo e consequente expulsão.

Veja também: Amorim reage à vitória do Sporting no derbi com um sério aviso

Aos 88 minutos os leões ficaram a reclamar uma grande penalidade por marcar a favor no lance entre Alexander Bah e Daniel Bragança. Apenas Jorge Coroado e Fortunato Azevedo defendem que há falta do lateral encarnado sobre o médio verde e branco e que por isso deveria ter sido assinalado penálti.

Veja abaixo as análises completas.

Veja também: Eis os insultos de Luís Gonçalves no Estoril-FC Porto que valeram castigo pesado

A análise de Pedro Henriques

Veja também: Cláudia Campos conta como Pinto da Costa conquistou o seu coração

A análise de Duarte Gomes

Artur Soares Dias foi o árbitro designado para dirigir o dérbi de Alvalade, que colocou frente a frente Sporting e Benfica.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

1′ Golo legal do Sporting, marcado por Geny Catamo. Viktor Gyokeres, colocado em posição de risco (perto de Trubin) estava em posição regular, validada pelo pé esquerdo de Otamendi. Decisão correta do árbitro assistente.

4′ Amarelo bem mostrado a Geny Catamo. O jogador do Sporting simulou claramente infração que não sofreu na área encarnada.

23′ Três vantagens consecutivas teoricamente bem aplicadas. Na prática, face ao ambiente propício a reações emotivas ou até a “vendettas” momentâneas, interromper o jogo teria sido mais prudente. Velha máxima: “Dar calor ao jogo quando está morno, pôr gelo quando está a ferver”.

27′ O pé esquerdo de João Neves pontapeou o direito de Hjulmand. Pontapé livre bem assinalado a favor do Sporting, apesar dos protestos do médio do Benfica.

27′ Amarelos exibidos a Hjulmand e Otamendi por comportamento antidesportivo.

29′ Tengstedt conduziu ataque à esquerda, com a bola a ser intercetada pelo braço direito de Coates, quando este efetuou movimento de rotação e não estava a olhar para o lance. A jogada prosseguiu na posse do Benfica.

32′ Di María, com o jogo já interrompido, esbarrou no corpo de Pedro Gonçalves (talvez por se sentir provocado pelo adversário) e na sequência atingiu, com a mão fechada, o rosto daquele. A ação do argentino foi deliberada e naquelas circunstâncias só podia ter uma leitura: ser punida como conduta violenta. Não há meias agressões no futebol, onde até a tentativa é sancionada com expulsão. Errou a equipa de arbitragem na interpretação do lance.

38′ Remate na queima de Florentino Luís bateu no corpo/braço direito de Gonçalo Inácio que estava encolhido, junto ao corpo e em posição natural para o seu movimento defensivo. Lance bem avaliado na área da equipa visitada.

40′ David Neres advertido por entrar com alguma negligência sobre o pé direito de St. Juste.

42′ Gyokeres foi ao encontro de António Silva, que estava com posição ganha e nada fez de irregular. Lance legal na área encarnada.

45+1′ Bah tocou na bola, sendo o contacto posterior com Trincão decorrente de abordagem legal do neerlandês. Não houve infração nem motivo para cartão amarelo.

45+3′ St Juste carregou ilegalmente David Neres. Foi bem assinalada a infração que deu origem ao golo do empate, marcado por Bah.

55′ Bem o árbitro assistente ao indicar infração imprudente, na passada, de Gyokeres sobre Otamendi. Apesar dos protestos em Alvalade, a decisão foi correta.

57′ Geny Catamo lesionou-se em fase atacante do adversário, depois de abordar David Neres que ganhou a jogada sem infração. O jogador do Sporting ter-se-á magoado sozinho.

65′ David Neres, em posição legal, rematou para corte in extremis de Coates. Esteve bem o árbitro assistente ao validar como regular a ação do ataque brasileiro.

68′ Tengstedt caiu e ficou lesionado após dividida com Hjulmand. Não houve repetições do lance, mas ficámos com a sensação que o médio do Sporting fez falta (pisão) e muito perto da segunda advertência.

73′ Segundo amarelo por exibir a Hjulmand. A rasteira do dinamarquês não foi negligente, mas taticamente deliberada para travar o ímpeto atacante de Aursnes. A sua ação antidesportiva devia ter sido sancionada com (segundo) amarelo e consequente expulsão.

85′ Amarelo bem mostrado a Aursnes, após entrada negligente sobre Geny Catamo.

89′ Bah esticou o pé direito, tocando primeiro na bola e só depois no pé de Daniel Bragança, que estava na zona para a disputa. Foi bem analisado o lance na área encarnada.

90+6′ Otamendi estava em fora de jogo quando disputou lance com Koba. Dúvidas sobre possível infração perdem relevância por esse motivo. Na sequência Diomande defendeu com o corpo (não braço) remate na queima de Marcos Leonardo.

90+8′ Segundo amarelo bem mostrado a Aursnes, após entrada notoriamente negligente sobre Koba.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário