Nacional

Vieira: “Estes 15 jovens formavam uma equipa para lutar pelo título”

A aposta na formação do Benfica foi tema de conversa na entrevista que Luís Filipe Vieira concedeu à BTV.

Veja também: VÍDEO: Alana fala com Georgina sobre o papá Ronaldo e… chocolate

Pelas palavras do líder encarnado, a Academia do Seixal está bem e recomenda-se. De tal ponto que garante que dava para formar uma equipa forte o suficiente para disputar o título nacional.

“Temos 8 jogadores no plantel principal, mais 8 a treinar com o plantel principal. Estes jogadores, os que estiverem tapados, o Benfica não está disponível para os vender. Nem Florentino nem Jota. Temos umas dificuldades quando queremos transferir um jogador destes, querem logo uma cláusula de opção de compra. Podemos emprestar mas a cláusula será bastante elevada”, começa por referir.

Veja também: Aos dois anos Alana Martina já é sócia da empresa de Ronaldo

Uma cláusula elevada como a de Gedson [50 milhões de euros]? “Se calhar, não chega, tem de ser mais. Estes jovens, o Benfica não pode começar a pensar que é para emprestar, temos de arranjar espaço para eles competirem. Se o Mundo virar ao contrário como virou, não temos espaço para loucuras, temos de os ter para competir no Benfica. O Diogo Gonçalves e o Nuno Santos vêm fazer a pré-época com o Benfica, agora é o Paulo Araújo que é o novo Futre. Temos de dar espaço para estarem cá e reconhecem estar muito satisfeitos pela forma como são acompanhados. Não podemos pôr os 17 no plantel principal… mas os 15 jovens dava para formar um plantel na 1ª Liga e não sei se não lutavam pelo título. Não faço porque tenho cá muitos jogadores, ainda que fosse por vezes a minha vontade. Mas se pudesse fazer essa experiência, faria. O Bernardo Silva, quando foi vendido, vingou logo. ‘Como é que foi possível vender um jogador destes?’. Agora temos a experiência, em vez de fazermos por 15, faríamos por 20 ou 30 milhões. Esse foi um negócio muito importante para o Benfica porque trouxe visibilidade à formação. Se pudéssemos vender todos os jogadores da formação do Benfica, ainda nos íamos rir”, afirmou.

Veja também: VÍDEO: Ronaldo deixa as mãos do colega a arder em treino de finalização

Por último Vieira abordou os recentes investimentos no mercado de transferências, na ordem dos 20 milhões de euros.

“O Benfica está sempre a evoluir e temos um departamento de scouting muito bem organizado e com gente muito capaz. Depois temos o Rui Costa e o Tiago Pinto, assim como o nosso treinador. Quando contratamos um jogador, tem uma estrutura comprometida com a aquisição do jogador. Eu apareço na reta final e tenho tentado passar um pouco daquilo da minha experiência para o Tiago Pinto. Vinícius, Weigl, RDT. O RDT não foi uma má escolha nossa, foi aprovado por todos, assim como pelo nosso treinador. Não se adaptou a Portugal e o Tiago Pinto fez toda a negociação por mais dinheiro do que o comprámos. Mas não foi um erro nosso, está em Espanha, marca golos e já se fala para a seleção espanhola. Não houve engano. Foi mais caro mas é uma certeza. Mas não sei se vou manter esse nível de investimento, vamos ver o que Mundo nos diz. Mas não vamos abdicar do investimento na formação”, concluiu.

Deixe uma resposta