Nacional

Venda de Otávio gera recorde milionário de mais-valias para o FC Porto

Otávio nos tempos em que representava o FC Porto.

A FC Porto SAD anunciou um marco histórico nas suas finanças graças à venda do médio Otávio para o clube saudita Al Nassr, um negócio que gerou uma mais-valia recorde de 39,6 milhões de euros (ME). Este valor supera o lucro anterior, associado à venda de Vitinha ao Paris Saint-Germain, estabelecendo Otávio como a transferência mais lucrativa da história dos ‘dragões’.

Veja também: Conselho de Arbitragem esclarece lance do penálti no Rio Ave-Sporting

Com 29 anos, Otávio, agora integrado numa equipa que conta com a estrela Cristiano Ronaldo e sob a orientação do técnico Luís Castro, foi vendido por 60 ME, correspondendo à sua cláusula de rescisão. Após deduções – incluindo o valor líquido contabilístico do passe, encargos com o mecanismo de solidariedade, proporções detidas por terceiros e atualizações financeiras – o lucro líquido para o FC Porto ascendeu aos mencionados 39,6 ME.

Este negócio inscreve-se numa estratégia bem-sucedida de gestão de ativos por parte da SAD portista, que registou quase 41 ME em mais-valias na primeira metade do exercício de 2023/24. Além de Otávio, a venda de Tomás Esteves para o Pisa contribuiu com 800.667 euros para este montante.

O relatório semestral detalha ainda um investimento de 34,962 ME em aquisições de jogadores entre 1 de julho e 31 de dezembro, com destaques para as contratações de Iván Jaime, Alan Varela, Nico González e Fran Navarro, este último atualmente emprestado ao Olympiacos.

Veja também: Queixa contra o arbitro do Rio Ave-Sporting? Eis a decisão dos leões

Os custos com pessoal da SAD sofreram uma redução significativa, caindo de 51,01 ME para 43,1 ME, refletindo a gestão cuidadosa das despesas operacionais e um foco contínuo na sustentabilidade financeira.

Sob a liderança de Pinto da Costa, a FC Porto SAD celebra não apenas um resultado líquido consolidado positivo de 45,285 ME para o primeiro semestre de 2023/24, mas também um importante passo em direção ao equilíbrio financeiro e à sustentabilidade a longo prazo. A estratégia de adiar a realização de mais-valias e manter a competitividade desportiva, especialmente na Liga dos Campeões, mostra-se frutífera, com a administração e os acionistas tranquilos quanto ao rumo do clube.

Este momento financeiro positivo reforça a posição do FC Porto no futebol nacional e internacional, prometendo um futuro de sucesso tanto dentro como fora das quatro linhas.

Veja também: Gang ligado aos Super Dragões espalha terror com Madureira metido ao barulho

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário