Depois da troca de galhardetes entre FC Porto e Benfica no que toca à arbitragem, o Sp. Braga juntou-se à festa com a mira ao Sporting.
Veja também: VÍDEO: O momento em que Bruno Lage invade campo e Sérgio Conceição reagiu assim
Os bracarenses emitiram um comunicado onde criticam aquilo que entendem como um discurso de vitimização por parte dos leões.
Os arsenalistas apontam os verde e brancos como a equipa mais beneficiada do campeonato.
“Depois de uma semana de intenso “ruído”, o futebol português tinha esta jornada uma excelente oportunidade para demonstrar que tem uma arbitragem impermeável e indiferente perante as pressões exercidas.
Por confiar nas estruturas e nas suas lideranças, o SC Braga aguardou que assim acontecesse, optando por não contribuir para o alvoroço, até por ser risível a tentativa de criar na perceção pública uma imagem de favorecimento à equipa que é apontada pela própria Comunicação Social como sendo a mais prejudicada ao longo do campeonato, nomeadamente nas rubricas semanais apresentadas pelo jornal Record e pelo programa Tempo Extra, da SIC Notícias, que reconhecem também o Sporting CP como a equipa mais beneficiada.
É inconcebível que o discurso de vitimização prevaleça perante todas as evidências e se prolongue no tempo, porque o estatuto do Sporting CP enquanto clube mais favorecido pelas arbitragens vem de épocas anteriores e contrasta claramente com a propaganda do clube e com a estratégia do “ruído” na qual os seus dirigentes e comentadores se especializaram ao longo dos anos.
Mas o ruído mais não é do que um manto sonoro que pretende encobrir os factos e camuflar as evidências. E as evidências, expressas pelos especialistas nas televisões e na Imprensa, dizem que o SC Braga é a equipa mais prejudicada pelas arbitragens e que, portanto, a classificação atual está desvirtuada, conforme análise nos quadros infra”, pode ler-se no comunicado.
Veja também: Críticas à Juventus: “Ronaldo sozinho não resolve os problemas”
O Sp. Braga recorda lances em que foi prejudicado.
“Erros claros de arbitragem lesaram o SC Braga em 7 pontos, resultantes de más avaliações no Sporting CP x SC Braga (penálti por assinalar), no Vitória FC x SC Braga (penálti por assinalar), no SC Braga x FC Famalicão (penálti por assinalar), no SC Braga x FC Paços de Ferreira (golo precedido de falta) e no SC Braga x Gil Vicente FC (penálti por assinalar no lance prévio à expulsão de Bruno Viana, o que a anularia)”.
Veja também: Fim da linha para Sarri? Juventus quer dar outro treinador a Ronaldo
A equipa dirigida por António Salvador denuncia também os lances em que considera que o Sporting foi beneficiado.
“Em sentido inverso, o Sporting CP foi beneficiado no jogo da 1.ª volta contra o SC Braga, onde para além do pénalti por assinalar sobre Ricardo Horta se verificou uma gestão disciplinar que, essa sim, deveria fazer muitos dirigentes e comentadores sair em defesa da verdade desportiva, sendo até irónico o tumulto levantado há uma semana por um eventual excesso de amarelos (a maior parte por protestos) quando à 2.ª jornada não se manifestou uma única voz perante os excessos cometidos pelos jogadores leoninos e nomeadamente pelo seu capitão.
Acresce que o Sporting CP também foi beneficiado na receção ao Moreirense FC, onde ficou por assinalar um pénalti sobre Luther Singh, o que resulta num acréscimo direto de 4 pontos que acentua ainda mais o contraste entre a classificação atual e aquela que se devia verificar e na qual o SC Braga teria uma vantagem de 10 pontos sobre o Sporting CP“.