Nacional

Sporting arrasa arbitragem do derbi: ‘Falsearam a verdade desportiva’

Gonçalo Ramos e Sebastián Coates em disputa de bola no Sporting-Benfica.

O Sporting emitiu um comunicado onde se pronunciou sobre a arbitragem do derbi com o Benfica, que terminou empatado a duas bolas.

Veja também: Comentador da SIC às gargalhadas após arraso de Conceição (Vídeo)

Os leões foram muito críticos, apontando para o facto de ter sido validado o golo de João Neves nos instantes finais, considerando tratar-se de um erro técnico que coloca em causa a verdade desportiva.

O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão Leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos“, pode ler-se.

Nesta perspetiva, os leões reforçam “a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem“.

Existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo“, acrescentam.

Veja também: O polémico gesto de Neres na cara de Pote após golo de João Neves (Vídeo)

No entanto, o Sporting faz questão de realçar que não querem desculpar a época protagonizada com a arbitragem.

Não queremos, de forma alguma, desculpar o facto de não termos conseguido alcançar os nossos objetivos“, vincam.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui assim como a nossa newsletter! Siga-nos no Instagram aqui. Siga-nos no Twitter aqui.

Veja também: O polémico gesto de Neres na cara de Pote após golo de João Neves (Vídeo)

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD volta a reforçar a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem. O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão Leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos.

Apesar de a FIFA proibir a transmissão dos áudios em directo, em Inglaterra, na semana passada, o responsável máximo da arbitragem, o ex-árbitro Howard Webb, mostrou lances da jornada anterior e respectivos áudios na televisão, explicando as decisões do VAR e apostando numa maior transparência de todo o processo.

A única forma de conseguirmos ter em Portugal uma arbitragem mais qualificada e profissional, é trilharmos um caminho pela transparência, onde seja conhecido o racional de decisões que afectam os clubes e a classificação final. Serem conhecidos os áudios do VAR é certamente um passo correcto e de extrema importância nesse sentido.

Sabemos que esta foi uma época aquém das expectativas e não queremos, de forma alguma, desculpar o facto de não termos conseguido alcançar os nossos objectivos. No entanto, existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo.

Agradecemos, ainda, todo o apoio demonstrado pelos Sócios e adeptos no dérbi, tendo sido inexcedíveis no papel de 12.º jogador”.

Deixe um comentário