Nacional

Samuel Barata estabelece novo recorde nacional na meia-maratona em Valência

Atleta Samuel Barata

Num emocionante desempenho este domingo, Samuel Barata inscreveu o seu nome na história do atletismo português ao quebrar o recorde nacional da meia-maratona. O atleta concluiu a prova em Valência com o incrível tempo de 59.40 minutos, batendo a marca anterior de Luís Jesus de 1:00.56, estabelecida em 1997 durante a meia-maratona de Kosice, na Eslováquia.

Veja também: Ronaldo marca golaço fulminante de livre direto pelo Al Nassr (VÍDEO)

Apesar de ter terminado no 14.º lugar, com o queniano Kibiwott Kandie a reclamar a vitória com 57.40, Barata registou o 5.º melhor tempo europeu de sempre nesta distância. Ele segue na lista logo atrás de Julien Wanders, que detém o tempo de 59.13. Adicionalmente, Barata conseguiu estabelecer a melhor marca nacional para os 20 km, com um tempo de 56.32, ultrapassando o registo de Domingos Castro de 57.54.

No sector feminino, a atleta Susana Godinho também teve razões para celebrar, ao alcançar um novo recorde pessoal com 1:10.53, posicionando-se em 17º lugar.

Expressando a sua alegria e gratidão, Barata partilhou no seu Instagram: “Muito obrigado pelas mensagens. Quero agradecer a todos que me apoiaram e estão a congratular-me. Foi uma prova muito rápida e desde o começo arrisquei com os melhores da Europa, como Carlos Mayo e Pietro Riva. Estava a treinar intensamente e sentia que o recorde nacional estava ao alcance. Estou extremamente contente com este feito“.

Veja também: Ronaldo marca golaço fulminante de livre direto pelo Al Nassr (VÍDEO)

Esta conquista reforça o momento de excelência que o atletismo português vive e demonstra o elevado nível de preparação e dedicação dos nossos atletas.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário