Nacional

Rui Vitória culpa caso dos emails pela falha da conquista do penta do Benfica

Treinador Rui Vitória

Rui Vitória, técnico que dirigiu o Benfica entre 2015 e 2018, partilhou reflexões profundas sobre a temporada 2017/18, uma época de altos e baixos que culminou com o clube a falhar o objetivo do pentacampeonato na Primeira Liga. Em conversa no podcast No Princípio Era a Bola, da Tribuna Expresso, Rui Vitória abordou não só os sucessos que teve à frente do clube mas também os desafios, destacando o impacto do caso dos emails no seio do Benfica.

Veja também: Já há VÍDEO da confusão de Sérgio Conceição em Espanha

O treinador relembra que, apesar de não se sentir “traído”, acredita que poderia ter havido um compromisso mais robusto por parte do clube, especialmente em momentos-chave da temporada.

Podia ter havido, eventualmente, uma aposta mais forte e podiam se ter tomado antes decisões que tinham sido importantes, mais propriamente em certos setores, lugares específicos“, explicou, sugerindo que ajustes estratégicos poderiam ter feito a diferença na busca pelo título.

A campanha rumo ao pentacampeonato, segundo o técnico, foi marcada por uma sequência impressionante de vitórias que antecederam um jogo decisivo contra o FC Porto, perdido com um golo de Herrera nos últimos minutos. Vitória sublinha que o caso dos emails, que eclodiu nesse período, “mexeu com o coração do Benfica e com as estruturas”, abalando o clube num momento crítico da temporada.

Veja também: Pinto da Costa reage à confusão de Conceição em Espanha

O ex-treinador dos encarnados enfatiza o esforço feito para blindar o balneário das repercussões externas, tentando preservar a concentração dos jogadores.

Tentei bloquear ao máximo a entrada [desses assuntos] no balneário], tive de amortecer questões que iam surgindo“, disse. Ainda assim, Vitória reconhece que as polémicas em torno do caso dos emails tiveram um “impacto ainda maior” devido à “máquina tão afinada” que era o Benfica naquela altura, tornando qualquer desafinação particularmente prejudicial.

Este período turbulento na história recente do Benfica continua a ser analisado e discutido, com a temporada 2017/18 a servir como um lembrete das dificuldades que podem surgir quando fatores externos influenciam o desempenho e a moral de um clube. Rui Vitória, agora a refletir sobre esses momentos, oferece uma perspetiva interna sobre como desafios inesperados podem afetar uma equipa, mesmo uma tão bem preparada como o Benfica daquela era.

Veja também: Villas-Boas visa mentira de Pinto da Costa: ‘Um polígrafo batia no vermelho’

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário