Modalidades

Pedro Pichardo Critica Falta de Cultura Desportiva em Portugal

Pedro Pichardo após conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

Pedro Pichardo, o vice-campeão olímpico no triplo salto, regressou recentemente a Portugal e aproveitou a oportunidade para expressar a sua insatisfação com a falta de apoio aos atletas que competem fora do futebol.

Veja também: Sporting ganha concorrência de peso na luta por Ioannidis

Em declarações à imprensa, Pichardo foi incisivo ao afirmar que “há uma clara falta de cultura desportiva” no país, apontando que muitos portugueses não têm conhecimento das modalidades em que os seus atletas competem.

... -

Recebo mensagens de pessoas que se enganam na minha prova, achando que faço salto em comprimento, quando, na verdade, sou atleta de triplo salto“, partilhou, revelando um descontentamento que vai além da falta de reconhecimento, estendendo-se também às condições de treino que considera insuficientes.

Pichardo agradeceu o apoio que recebe da Câmara Municipal de Setúbal, onde treina, mas destacou que as condições estão longe de ser as ideais.

Tenho um fisioterapeuta que me acompanha, mas ele é da seleção e não consegue estar comigo a tempo inteiro. Preciso de melhores condições de treino e de um fisioterapeuta que esteja disponível em permanência“, lamentou o atleta.

Veja também: Vítor Bruno acaba com tradição de Conceição e explica o motivo

Esta situação levou-o a ponderar sobre o seu futuro, admitindo que já vinha a considerar a possibilidade de se retirar desde o ano passado, após uma grave lesão.

Foi uma lesão muito dura, que me deixou sem conseguir andar nem dormir bem. Comecei a pensar se valia a pena tanto sacrifício, especialmente sem grandes benefícios“, revelou.

Apesar das dificuldades, Pichardo valorizou a medalha de prata que conquistou nos Jogos Olímpicos, descrevendo-a como “mais uma medalha para mim, para a minha equipa de trabalho e para o meu país“. Ainda que tenha cometido erros durante a prova, que lhe custaram o ouro, o atleta mostrou-se orgulhoso do seu desempenho e grato por mais um pódio na sua carreira.

Veja também: Saída à vista? A ausência de peso nos convocados do Benfica

Não consegui o ouro, mas consegui a prata, e isso é motivo de orgulho para mim e para todos os que me apoiam“, concluiu Pichardo, deixando em aberto o seu futuro, que será decidido nos próximos dias após conversar com a família e as entidades desportivas.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário