Internacional

Messi conquista a sua 8ª Bola de Ouro – ÚLTIMA HORA

Lionel Messi conquista a sua 8ª Bola de Ouro

O argentino Lionel Messi acaba de conquistar, pela oitava vez, a Bola de Ouro, prémio atribuído pela ‘France Football’ que o consagra como o melhor futebolista da época 2022/23.

Veja também: A reação de Calado em direto ao golo do Casa Pia ao Benfica (VÍDEO)

Messi aumenta o recorde de jogador com maior número de distinções, oito, depois das conquistas em 2009 e 2019, e 2010, 2011, 2012 e 2015, quando o prémio foi entregue associado ao melhor jogador do mundo da FIFA, e em 2021 e agora em 2023.

Já o português Cristiano Ronaldo, tem cinco troféus, três com a France Football, em 2008, 2016 e 2017, e duas com o prémio em simultâneo com a FIFA, em 2013 e 2014.

No Théâtre du Châtelet, em Paris, Messi acabou premiado, sobretudo, pelo que fez no Mundial de 2022, no Qatar, onde conduziu a Argentina ao terceiro título, depois de 1978 e 1986, com sete golos e três assistências.

O avançado, agora ao serviço dos norte-americanos do Inter Miami, conduziu a Argentina à vitória no Mundial de futebol, no Qatar, 36 anos depois da última conquista. Na final, ganha à França por 4-2 nas grandes penalidades, depois de 3-3 nos 120 minutos, Messi foi eleito Melhor em Campo no derradeiro jogo da prova, depois de ter feito dois dos três golos argentinos.

Veja também: Árbitro do Vizela-FC Porto dá que falar após simulação ridícula

O craque de 36 anos também foi eleito Melhor Jogador do Mundial2022, repetindo o feito de 2014 quando perdeu a sua Argentina final para a Alemanha, no Brasil.

Além de finalmente sagrar-se campeão do Mundo pela sua Argentina, depois da Copa América em 2021 e a Finalíssima em 2022, Messi tornou-se no recordista a solo de jogos em Mundiais de futebol, ao somar o 26.º, ultrapassando Lottar Mathaus que somou 25 pela Alemanha.

Com o bis que marcou à França, Messi ultrapassou Pelé e igualou Fontaine com 13 golos. No ‘ranking’ de golos em Mundiais, o atual ‘capitão’ da Argentina já só tem três jogadores, os alemães Miroslav Klose, com 16, e Gerd Müller, com 14, o brasileiro Ronaldo, que soma 15.

Em 2022/23, Messi totalizou 38 golos e 26 assistências, em 54 jogos, conquistando, além do Mundial, o título que lhe faltava, o campeonato e a Supertaça de França, na segunda temporada ao serviço do Paris Saint-Germain, que já trocou pelo Inter Miami.

Veja também: Bernardo Silva termina no top-10 da Bola de Ouro

Na franquia da Major League Soccer, chegou e teve logo um grande impacto, ao conduzir o clube à vitória na Taça das Ligas, dando assim o primeiro troféu de sempre à formação de Miami. Com este título, Messi isolou-se como jogador com mais títulos da história do futebol, ao chegar à 42.ª conquista da carreira. Foi por muito pouco que não colocou o Inter Miami nos play-offs da Major League Soccer.

O argentino, que sucedeu ao francês Karim Benzema, é o detentor do prémio de melhor jogador do ano da FIFA – agora o The Best -, que arrecadou, também pela oitava vez, em 27 de fevereiro, numa votação para os melhores do ano 2022.

Depois de seis vitórias marcadas pelo que fez ao serviço do FC Barcelona, Messi ganhou duas Bolas de Ouro por aquilo que fez na seleção ‘albi-celeste’.

A nível de seleções sénior, Messi tem o título mundial de sub-20, o ouro olímpico, a Copa América, e o campeonato do Mundo.

Fonte: LUSA

Deixe um comentário