Nacional

Jornalista arrasa: “Ronaldo passou a ser um problema, Fernando Santos não lhe toca”

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

No programa desportivo da SIC Notícias que se seguiu à qualificação de Portugal para o Mundial 2022, David Borges teceu duras críticas a Cristiano Ronaldo.

Veja também: Os possíveis adversários de Portugal na fase de grupos do Mundial

O jornalista defendeu que o astro português está a começar a ser um problema na Seleção Nacional.

“Nós estamos numa fase difícil. A vida portuguesa está numa fase difícil. Quem pretenda contextualizar a guerra na Ucrânia é logo apelidado de russo ou russófilo e não o pode fazer, tem de estar declaradamente do lado da Ucrânia. Neste caso de Cristiano Ronaldo é quase a mesma coisa. Dizer algo crítico em relação a Cristiano Ronaldo é considerado antipatriótico, quase inadmissível. O caso destes jogadores – Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic, Lionel Messi – que prolongam as suas carreira, e fazem-no por força das suas enormes qualidades, entram num momento em que deixam de ser solução para passar a ser um problema. Eu acho que com Cristiano Ronaldo estamos a ter o início disso. Começamos a ter um problema com Cristiano Ronaldo, não sendo ele já solução. É um problema porque continua a condicionar“, começou por dizer.

Veja também: Até fez faísca: Cara-a-cara tremendo de Jota com jogador da Macedónia (Vídeo)

David Borges considera que Ronaldo é um problema, na medida em que condiciona os jovens talentos que estão a emergir na Seleção Nacional.

Concordo que houve um momento em que Cristiano Ronaldo levou com a Seleção às costas. Se não foi num torneio inteiro, foi pelo menos em jogos dispersos, como esse da Suécia. Sozinho ganhou, de facto, essa qualificação. Mas, à medida que o tempo foi passando, a seleção portuguesa, que teve sempre grandes valores, passou a ter um conjunto de talentos, ainda por cima forjados em competição intensíssima, que continuaram a estar condicionados com a presença de Cristiano Ronaldo e ainda agora continuam condicionados. Hoje Cristiano Ronaldo abriu o braço duas vezes. São sinais de impaciência, que condicionam a juventude talentosa à sua volta“, afirmou.

Veja também: Roger Schmidt já terá dado a palavra ao Benfica para a próxima época

O jornalista também aponta o dedo a Fernando Santos, considerando que o selecionador nacional está completamente condicionado pelo capitão da equipa das quinas, até mesmo nas opções que toma nas partidas. David Borges vai mais longe e diz mesmo que Fernando Santos não tem coragem para substituir Ronaldo.

E Fernando Santos é um fiel de Cristiano Ronaldo, não lhe toca nem com uma flor. Estou de acordo que nestes dois jogos Cristiano Ronaldo podia ter saído sem que daí viesse grande mal ao mundo, mas não sai porque nem ele admite sair, ser substituído, nem Fernando Santos o admite. Portanto, nesse aspeto começa a ser um problema, porque nesse aspeto começa a condicionar as próprias opções do selecionador. Estou convencido disso. Penso que Fernando Santos em algum momento deve pensar; ‘Eu devia substituir Cristiano Ronaldo’. Não por um ato de coragem, mas apenas por, dos jogadores substituíveis, é o que está com rendimento mais frouxo. Mas não o faz, porque isso seria ofender Cristiano Ronaldo e nem Cristiano Ronaldo se deixaria ofender. E portanto nesse aspeto, pode estar a começar a ser um problema, como é um problema ainda pela forma como ele, insistentemente, marca os livres, os penaltis. Projeta-se como um líder incondicional em tantas áreas e em algumas dessas áreas, já começa a haver competência mais séria do que ele, nomeadamente nos livres. Já não sei há quanto tempo que Cristiano Ronaldo não marca um golo de livre“, referiu.

Veja também: Arrepiante: Adeptos e Seleção entoam o hino nacional a uma só voz (Vídeo)

David Borges considera que Ronaldo deveria pensar no melhor momento para deixar a Seleção Nacional, lembrando que é preferível sair por cima.

“É a consciência que Cristiano Ronaldo tem de ter do momento em que vive como solução ou como problema. O facto de estar a ser um problema no Manchester United e eventualmente na seleção portuguesa, deve levá-lo a pensar se não está no momento de pensar nessa saída. Penso sempre que é melhor sair por cima do que por baixo. E haverá um momento em que Cristiano Ronaldo se já não sairá claramente por cima, porque vai perdendo faculdades, o corpo humano é uma coisa finita, seja o maior atleta do mundo. Mesmo sendo um super atleta, o corpo não deixará de envelhecer como os outros e não deixará de morrer como os outros“, concluiu.

65 comentários

  • Tudo o que foi transcrito pelo jornalista David Borges, eu subscrevo e ainda acrescento que há outros problemas, que poderão ser imposto pelo capitão da seleção, tais como a substituição de alguns jogadores e tacticas de jogo.

    • Sr. David Borges, deveria dedicar-se ao jornalismo, pois nao foi ele que levou Portugal a ser campeao da Europa, etc, etc, etc.
      Procurem fazer bem aquilo para que estao destinados.

      • Saber sair no momento certo , custa e não é para todos .
        Espero que neste aspecto CR 7 também se venha a revelar um dotado .
        Espero!

      • O engenheiro é que já não serve para a Selecção Nacional e está com a sua incompetência a arrastar e prejudicar o CR7: verdade nua e crua e só ceguetas é que não veem isso.

    • Tenham juizo!
      Ronaldo é sempre Ronaldo.
      Só a figura Dele em campo é um respeito que o adversário tem.
      Um Grande Senhor.
      O desdém e a inveja sao dois sentimentos feios.

    • Anda por aqui muita gente que nunca deu o benefício da dúvida à seleção portuguesa de modo a reconhecer-lhe capacidade para conquistar um título europeu ou mundial. Era quase tradicional considerar a seleção nacional inferior às crónicas seleções estrangeiras candidatas e favoritas. Quando Portugal ganhou o europeu de futebol, muitos dos críticos de sofá e profissionais, engoliram sapos vivos, outros usaram os mais absurdos em argumentos para a custo reconhecerem a grandiosidade do momento. Ronaldo foi e será um dos maiores exemplos de como ser possível prolongar a vida de um jogador, como se via na época em que a média de idades do jogadores era muito superior à de agora e tinham excelente qualidade. Os treinadores de sofá deveriam estar caladinhos, serem humildes o suficiente para reconhecerem a sua ignorância sobre uma modalidade que a maioria nunca praticou ao alto nível. Deixem os “experts” que são pagos para escreverem e dizerem bacoradas, fazer figura de urso.
      A maioria dos críticos, de sofá não têm opinião, têm TELEVISÂO.
      Que os deuses nos livrem de algum dia serem selecionadores nacionais. Metam-se nas vossas vidas e não na vida da seleção nacional. 😉

  • O David Borges é que não percebe que a sua hora já chegou, está ultrapassado, devia retirar-se, está a tornar-se um problema para o Canal que o sustenta.
    Parece um dos velhos dos Marretas, insuportável, caduco, teimoso, sem noção…

    • A fazer fé nesta transcrição das considerações de David Borges, aqui afirmo a minha total concordância com as mesmas.
      Quando Borges diz que “o rei vai nu”, destoando do doentio ambiente de unicidade mediática que vai vigorando em Portugal, revela coragem e lucidez. É de JORNALISTA!

    • Sem dúvida nenhuma, que Ronaldo está em fim de carreira e arrastar – se pelos recintos desportivos, mas não é fácil para Fernando Santos não o convocar, isso eu compreendo. Então o que está a dar agora é convocar Lusos ou Brasileiros, não percebo até parece que Rafa e outros tantos não prestam?

      • Este pseudo jornalista um ódio ao Ronaldo só visto se aquela bola que passou a rasar o poste entrasse gostava de ver o que ele diria e mais houve alturas no jogo que quando Ronaldo tinha a bola tinha 3/4 jogadores em cima dele mas só vêm o que lhes convém… Enfim haja paciência.

    • Bom dia,
      Concordo em absoluto que Ronaldo começa a ser um problema.
      No último jogo verificamos mais uma vez a forma como o Ronaldo vê o jogo.
      Em campo apenas existe ele é mais ninguém.
      Mais uma vez a discutir com o Jota por não lhe passar a bola depois do colega ter metido o golo.
      Acho até que ele preferia perder e meter os dois golos.
      Assim Portugal era afastado por culpa dos outros,
      Foi grande jogador não será sempre.
      Vamos por uma vez ser justos

  • Ha´pessoas mesmo más , retorcidas, mesquinhas, mesmo que fosse verdade , o que diz ácerca do Ronaldo, não contava tudo o que ele deu á selecção e a Portugal, viage , veja qual o nome mais pronunciado, quando diz que~´e português,é bom que o Fernando Santos, não toque no Ronaldo, nós os portugueses com memória não deixaremos,e quem é você para dizer seja o que for,apenas quer vender a noticia, com o nome do Ronaldo, inveja corroi, gostaria de ser 25% do Ronaldo, fisíco,professionalismo,vida,riqueza, trabalho, muito trabalho,escreva algo que se possa ler, de porcaria, estão os jornais cheios,……..

    • Ó Senhor David Borges… O senhor é que parece estar a mais no jornalismo. Como não tem matéria nem temas jornalísticos para escrever e aliás vê-se pelos seus comentários sem qualquer interesse e substancia que desperte o comum dos leitores e ouvintes, nota-se que está fora de uso e aconselho-o , sim a si, a ir para a reforma antes do Cristiano Ronaldo. Como é que pode dizer uma coisa destas do Cristiano? Ele joga mais sem bola que qualquer outro jogador com ou sem ela… Basta estar em campo para atrapalhar qualquer adversario e equipa, porque tem sempre 2 ou 3 pessoas a guardá-lo e assim dá, sim dá… espaço para esses jovens brilharem. É um exemplo e claro as vezes pelo facto de estar la resolve… Agora ponham é a equipa a jogar como jogam os portugueses la fora e não a jogar da maneira que jogamos actualmente em que parece que vêm para Portugal e deixaram de saber jogar Futebol. Veja se consegue outros artigos e reveja outros assuntos que tenham interesse e deixe de estar a ganhar notoriedade com o Cristiano com falsas questões.

    • Manuela Silva pelo seu comentário percebe nada de futebol. Cristiano deu muito… Atenção ao tempo verbal! Um grande jogador que se não gere o seu ego não saberá retirar se quando deve e manchar uma carreira brilhante. Corremos o risco de uma das mais bem preparadas gerações de futebolistas ficar sem prémios devido à má gestão de um ego. E atenção, eu sempre fui defensora dele. Mas tudo o que David Borges disse é sensato.

      • Bom dia,
        Concordo em absoluto que Ronaldo começa a ser um problema.
        No último jogo verificamos mais uma vez a forma como o Ronaldo vê o jogo.
        Em campo apenas existe ele é mais ninguém.
        Mais uma vez a discutir com o Jota por não lhe passar a bola depois do colega ter metido o golo.
        Acho até que ele preferia perder e meter os dois golos.
        Assim Portugal era afastado por culpa dos outros,
        Foi grande jogador não será sempre.
        Vamos por uma vez ser justos

        • O sr david borges fala por ele. Pagam lhe pra emitir a sua opinião.
          A minha é a de que o selecionador nunca prestou. Em jogos com os monstros do futebol mundial quase parte o pescoço de tanto o torcer. Portugal quantos jogos em grandes competições ganha ao Brasil, à Argentina, à Alemanha ou à Itália, os big four?? Até nisso tem sorte. E acaba por sair sempre sem honra e nem glória. Perdendo todos os selecionadores saem. O português tem cargo vitalício…

      • Eu já vejo pouco futebol, vou olhando para ver o resultado. Não gosto do que se joga, não gosto da atitude de jogadores, de treinadores e do público então nem se fala. Fui e sou admiradora de Ronaldo. Quando vejo resultados espero sempre que ele marque, mas ao estar um bocadinho a ver o jogo com a Macedónia houve um lance em que Ronaldo fosse o Ronaldo até alguns anos mais novo aquela bola à baliza era golo certo. E ele sabe pela reação. Dentro do campo deve saber que nada é igual, depois fora dele como se cuida deixa de pensar que todos perdemos faculdades com a idade.

      • Eu pergunto: como jogava o Nene… Diziam q não sujava os calções p kê? Pk diziam q sabia jogar sem bola. O primeiro órgão, se é q se pode chamar órgão, é a cabeça, pk dentro dela tem de facto um órgão q é o cerebro. É a partir daqui q tudo se movimenta. Ele Nene assim Cristiano usaram e usam a cabeça e só depois os pés. Hoje ele sosinho não pode resolver tudo. Pk não perguntam aos outros pkê tanta deficiência na construção das jogadas? Pke jogam bem nos clubes e na Seleção NÃO!!! Perguntem…. Eu tenho a resposta, mas espero alguém q diga a verdade….

      • Isto está tudo ao contrário. O Ronaldo devia de perguntar ao David Borges em que clube jogou futebol. E se eventualmente o Cristiano falasse sobre jornalismo o Borges tinha razão em responder. Conheci dois directores de jornais desportivos que tinham rancor ao futebol e a quem o praticava. Como se diz aqui no Alentejo “Quem não tem cu, não se mete em “paneleiro “.

      • Calado dizia muito mais, um jogador que faz o que ele faz e é um exemplo para todos, Sr David Borges, você é que é um problema, claro que ninguém é insubstituível e ninguém é obrigado a concordar com tudo, mas comentar também é digno, mas de poucos e esses poucos não é o senhor, ultimamente só o vejo a dizer asneiras, porque não segue o seu comentário e retirá-la e, tem muitos novos jornalistas e muito melhores que também querem a sua hora para brilharem

    • Na minha opinião não é Ronaldo que está mal ,porque ainda tem lugar nesta seleção ,não para jogar 90 minutos ,mas tem lugar ,o problema é Fernando Santos que tem um problema em mente é a lealdade , e não é só com Ronaldo ,Na minha opinião Ronaldo ainda é um jogador útil a nossa seleção ,e também acredito que Ronaldo na altura certa se afastara por ele próprio ,um bem aja a Ronaldo por tudo de bom que tem feito pela seleção e pelo País ,um abraço a Ronaldo

    • Concordi em grande parte com o Davjd Brrges. O Cristiano condiciona o jogo coletivo e a evolução deos novos talentos da selecção, mas entendo que a sua presença peli que fez e pelo que representa ainda pode jogar. O Grande Problema da nossa selecção passa essencialmente pelo Treinador Fernando Santos, demasiado conservador, agarrado a conceitos taticos que condicionam e amarram a criatividade dos jovens atletas já consagrados nos seus clubes, como Bruno F Bernardo ou Jota. Apostar sempre no Pepe, no João M. e no Ronaldo ao mesmo tempo tirna a equioa denasiado velha como dizem os ganeses. Nao apostar mo Mateus Nunes, Rafael Leão, Gonçalo Inácio , Vitinha e outros é um crime para o futebol português . O problena não será o Ronaldo no seu todo, que ainda merece estar na selecção, mas sim do Selecionador muito ultrapassado no tempo, apesar do trabalho meritório que fez no Eurooeu, mesmo que tenha sido com muita sorte e às costas de um senhor chamado Robaldo.

    • Lembram se de Rui Pedro Braz? Sabia tudo como comentador e agora como diretor desportivo é que são elas…. Falar todos falam mas lá dentro é que são elas…. Para ser comentador deveriam de ter jogado futebol ao mais alto nível não é só ter canudo na mão e já sei tudo

  • Meu amigo realmente o Ronaldo só deu o primeiro golo a marcar agora diga me uma coisa além de criticar quem não deve você sabe o que é futebol ? Sabe que no futebol não é só marcar, mas sim jogar para equipa e como equipa neste momento o Ronaldo está fazendo isso mas nem isso é o suficiente para você e alguns iguais a você a ingratidão e invejidade de alguns portugueses fica bem patente nas suas palavras chamamos lhe assim .

  • Este sr jornalista devia ter vergonha em falar de Portugueses e Portugal. Num celebre jogo de futebol entre Portugal e Angola em que jogadores angolanos foram arruaceiros deram porrada até mais não , este sr defendeu e desculpou a atitude deles, como diziam vai catar macacos

  • Entendo ponto de vista do David Borges e acho que tem alguma dose de razão, mesmo sendo eu um defensor da enorme qualidade de CR7 e reconhecendo que deu muito à seleção em quase 20 anos e que aqui e ali ainda pode decidir jogos. Acho que lhe falta humildade para admitir ser substituído porque essa é a lei da vida e já completou 37 anos. O CR7 acha que está num patamar acima dos colegas e que é ele quem decide se joga ou se é substituído (ainda há dias afirmou isso numa conferência de imprensa) e não os seus treinadores. Uma equipa não pode ser gerida assim e é um sinal de fraqueza do Fernando Santos não o substituir mesmo quando está nitidamente em sub-rendimento. Chega ao caricato de tirar jogadores que estão a jogar bastante melhor para não tirar CR7! Cabe-lhe explicar ao próprio CR7 que é melhor para ele jogar menos tempo e ser decisivo aqui e ali do que jogar em sub-rendimento. Um CR7 fresco nas segundas partes pode fazer mais estragos do que a jogar 90 mins. Isto não é nenhuma posição contra o CR7 é simplesmente um comentário de quem entende de futebol.

  • Concordo absolutamente com o que diz! É certo que o CR foi um jogador de excelência que nos deu grandes alegrias e, por isso, todos lhe estamos gratos. Admiro-lhe a enorme força de vontade, o empenho, o querer sempre ser melhor, a extrema dedicação àquilo que faz e gosta, o facto de ter atingido um patamar que poucos alcançam. No entanto, durante todos estes anos, e na minha humilde opinião, tb nunca foi um jogador de equipa mas um jogador para quem a equipa jogava. CR era Portugal e os outros 10 jogadores até parecia que só ali estavam porque ele não podia jogar sozinho! Na comunicação social, quando Portugal jogava, só aparecia a foto dele, só o nome dele era falado, só o que ele fazia tinha mérito… Os outros eram só paisagem! Foi algo que, sempre, me deixou impressionada pela negativa! Porque ele é quem é, tb pela prestações dos colegas das equipas onde jogou (todas de excelência, incluindo a nossa, claro). Mas, como diz, tudo é finito e por isso apoio às suas palavra

  • Parabéns Ronaldo, és e serás o maior, graças a ti e ao dinheiro que deste a Portugal é que existe uma cidade de futebol, è que Portugal é conhecido até na Lua, por mim podes deixar de jogar quando quiseres e achares.
    Devo dizer que no dia em deixares de jogar a selecção não será a mesma.
    Já não estarei cá para ver, mas espero que muito destes senhores cá fique, para dizerem” No tempo do Ronaldo é que era”
    Tudo de bom para ti, e, bom para o PEPE também que com a idade que tem joga que se farta.
    Parabéns

  • A fazer fé nesta transcrição das considerações de David Borges, aqui afirmo a minha total concordância com as mesmas.
    Quando Borges diz que “o rei vai nu”, destoando do doentio ambiente de unicidade mediática que vai vigorando em Portugal, revela coragem e lucidez. É de JORNALISTA!

  • Voces nao percebem nada disto, primeiro e o treinador que tem de se pirar, porque équipa com tatica de tracao atras e andarilho à frente nao vao muito longe.

  • Olá adeptos de Portugal. Lembram-se da queda do Fidel de Castro na assembleia de Cuba? A idade tem essas coisas, até eu com 72, tive quase a voar da mesma maneira. Ontem durante o jogo,vi lances parecido com aquele,
    o Ronaldo caía,desequilibrava-se de uma maneira trôpega e mais …Mas não é só o Ronaldo que precisa de ser substituido , o Fernando Santos também já está fora de prazo. Não venham censurar o David Borges, já há muito
    que vejo o Ronaldo a mandar no treinador,

  • Totalmente de acordo. É incrível o CR7 não ser substituído quando vê se nitidamente que já não tem frescura para 90m

  • Este programa da SIC é formado por jornalista que fazem desde há muitos anos ataques de personalidade a treinadores e jogadores, não é a primeira vez que ouço David Borges deitar abaixo nos termos em que o fez. No mesmo sentido posso dizer que ele com a idade que tem deixou de ter filtro passando as opiniões a ser ataques pessoais, devia deixar o jornalismo para outros jornalistas que opinem com isenção.

  • O grande CR7 aparenta estar condicionado por alguma lesão, mais contra a Turquia mas também contra a Macedónia do Norte. Ainda assim, aquela assistência para o 1º golo não é para todos. O David Borges que trinque a língua antes de dizer mal de CR7, que saberá sair airosamente quando achar que já não ajuda a seleção.

  • No perigoso ambiente toxico, que rapidamente se pode tornar na caça às bruxas, que tinhamos à cinquenta anos atrás, ver um jornalista, sobretudo um jornalista aproveitar o seu espaço de intervenção sem medo de expressar a sua opinião divergente do estabelecido por quem manda.
    Tranquiliza-me, que ainda haja JORNALISTAS e em grande forma.
    Obrigado

  • Li atentamente todos os comentários !
    O do sr. david borges não é novo, já vem de longe ! Nem mesmo nos tempos áureos do Ronaldo ele o apreciava. Gostava mais do Messi.
    Andei muito aí ( Europa e não só ) e devo confessar o seguinte:
    1 – Quando ser falava em Portugal falava-se da Amália e do Eusébio. Hoje só do Ronaldo. Desde gente que sabe de futebol passando pela “meninagem” nos mais longínquos
    do mundo ate às grandes metrópoles.
    2 – Do sr. david borges nunca ! Nem como jornalista nem como qualquer outra coisa. Tentar ter protagonismo à custa de comentários ( nunca o ouvi dizer nada construtivo)
    absurdos é lamentável.
    3 – Termino dizendo que sinto muito orgulho em ser Português, e ter tido como compatriotas aquelas 3 “figuras” que sempre dignificaram o nome de Portugal !

  • Tenham juizo!
    Ronaldo é sempre Ronaldo.
    Só a figura Dele em campo é um respeito que o adversário tem.
    Um Grande Senhor.
    O desdém e a inveja sao dois sentimentos feios.

  • POIS AMIGOS…
    CONCORDO COM DAVID BORGES 100%
    NAO DEFENDE
    NAO CORRE
    REFILA MUITO
    A IDADE CHEGA PARA TODOS
    O QUE FEZ ESTÁ FEITO … O QUE FAZ JÁNAO CHEGA …NAP CHEGA MESMO .É A LEI DA VIDA.
    OBRIGADO POR TUDO RONALDO DO CORAÇAO .
    AGORA É TEMPO DE VIRAR A PAGINA OU SERÁ DEPOIS DE SERMOS ESMAGADOS LA NO CATAR? AÍ TODOS VAOO DEIXAR A SELEÇAO , RONAL DO PEPE ,PATRICIO , FONTE , MOUTINHO, WILLIAM ,
    ATÉ O EUSEBIO FOI SUBSTITUIVEL …….

  • Plenamente de acordo com o David Borges…. O Ronaldo foi importante para a selecção, mas neste momento só faz número dentro do campo. O mais grave de tudo isto é que mesmo nesta situação, o Fernando Santos substituí toda a equipa, o guarda redes incluído, mas não toca no Ronaldo…prejudica a qualidade e objectividade do nosso futebol, porque para a qualidade dos nossos jogadores tínhamos obrigatoriamente de jogar bastante mais…

  • uma coisa é certa 37 anos sao 37 anos.
    mas se querem continuar esta saga , FORÇA.
    o senhor jornalista disse algo que ninguem neste país teve coragem disse a verdade.
    nao é alinhado o David Borges é serio e honesto.
    uma belle nuit em Paris vencemos com grande sorte seme recordo ronaldo teve que sair infelizmente e ganhamos sem ele . Ganhamos com Quaresma tecnicamente mais evoluido mas o Quaresma nunca teve a C.C com ele foi sempre descriminado ..era o Quaresma …
    e com tal o senhor SANTOS ARRUMOU COM ELE.
    Ronaldo nao é arrumado ate ganhou dinheiro para cidade futebol…
    e parece que ele jogava só.
    Logo deve jogar ate ele lhe apetecer é esta a sina portuguesa
    PORTUGAL DEU MAIS A RONALDO QUE RONALDO A PORTUGAL E PONTO FINAL.
    e se assim nao for … portugal vai chmar-se ronaldete do atlantico.
    santo deus.

  • Mas o homem não fez a assistência para o primeiro golo da seleção? Cada vez que se dirigia para a bola não tinha sempre 2 ou 3 homens da Macedónia em cima? E o que correu para a equipa? Claro que pode e deve ser substituído, mas dai a ter que se retirar… tenham respeito, noção e juízo!!! O homem ainda pode ajudar, e muito a seleção. Ainda assim, cada 1 é livre de ter a sua opinião, concordemos ou não…

  • O senhor jornalista David Borges É que devia ser substituido do seu cargo. Inveja e triste. Aceite que doi menos INVEJOSO. Se fosse do seu clube nao falava assim…

  • O próprio Fernando Santo também devia sair da seleção, já mostrou que é um fraco treinador e um medroso. Ganhou um europeu mas com os talentos que Portugal têm tido nos últimos anos devia de ter ganho muito mais ou no mínimo ter praticado muito melhor futebol. Quanto ao Ronaldo que é o melhor jogador de todos os tempos também já devia ter saído da seleção e devia pensar seriamente em acabar a bela carreira que já teve.

  • A presenca de CR7 no campo e necessaria em qualquer equipa onde estiver. Todos defesas ficam atentos a suas movimentacoes e isto permite abrir espaco para penetracoes de outros jogadores da equipa. Nem sempre deve ser ele a marcar para merecer elogios. Futebol e desporto colectivo. O desempenho de avancado nao deve ser so por marcar golos, por isso qualquer golo marcado por jogador em campo e valido. Deixem o homem distrutar do que mais gosta e sabe fazer. Facam criticas construtivas para o bem do jogador, Pais e o mundo. Idade nao e tudo nesta vida para melhor desempenho. Se te incomoda por ele estar ainda no activo, desliga o televisor quando ele estiver a jogar.

  • DIZES MAL DE MIM, PORQUE GOSTAVAS DE SER COM O EU! Esta é a verdade nua e crua!
    A inteligência e a honestidade, também se revela no que dizemos e fazemos no nosso dia a dia.
    O senhor jornalista, revela no que diz, um profundo desgosto por reconhecer ( o que já é bom) que é uma formiga ao lado de RONALDO, portanto não diga mal dum jogador que tem dado e ainda vai dar por alguns anos, muitas alegrias aos portugueses.

  • Sublinho e reforço tudo o que foi dito sobre a situação negativa do Crstiano com o Fernando Santos a não ter coragem para o retirar.Foi sempre assim, ninguém reconhece que tudo termina.Recomendo ao CR que foi não só o melhor futeboista das últimas décadas mas também o melhor atleta.Parabens ao David Borges por sair do carreiro do politicamente correto. Recomendo ao CR que saia por cima e não se deixem arrastar por esse mundo , como Eusébio,Maradona e outros. Para quê? que se retire e continue na área do futebol, mas numa zona tranquila como exemplo.

  • O Eusébio foi rei, e também teve de no tempo certo dar lugar a outros.
    Ninguem é grande o tempo todo, e é importante aceitar essa realidade.
    O nosso Cristiano Ronaldo é o orgulho de todos os portugueses.

  • Bom , afinal querem lá ver com esta história toda da aposentadoria, se joga ou não joga, a seleção também é lugar para reformados que se tenham afirmado como grandes jogadores? O treinador não os manda para casa para dar lugar a outros? Aiiiii….

  • Mas que está RONALDO a fazer de errado? Se não marca, faz jogo e dá bolas aos colegas em situação boa para marcarem, não é verdade ? Ronaldo ainda vos vai fazer sofrer com tanta inveja! Olhem, tenho quase oitenta anos e digo-vos; ainda não preciso de tomar comprimidos AZUIS! Não julguem os outros por aquilo que são.

  • Ronaldo nos últimos 17/18 anos foi a grande figura do futebol Português, nos Portugueses devemos-lhe muitas alegrias e deveremos estar gratos por tudo o que ele nos deu, mas isso não faz dele eterno e o fim esta a chegar, concordo com tudo o que lucidamente o Sr David Borges escreveu, chegou a hora de Ronaldo dar a oportunidade aos jovens .

  • O Davide Borges que vá dar banho ao cão…e depois se dedique á pesca… Ele é que está na hora da Reforma..é cada idiotice…!!!

Deixe um comentário