Nacional

Fernando Santos explica a chamada de António Silva: “Não é nada de novo…”

António Silva, central de 18 anos do Benfica

António Silva foi uma das grandes novidades da lista de convocados da Seleção Nacional para o Mundial. Fernando Santos explicou a chamada do central do Benfica.

Convocámos com base no nosso trabalho e nas observações ao longo da época que fazemos. Não é nada de novo em relação ao nosso estilo de convocatória. Queremos potenciar ao máximo a capacidade do jogador. Escolhemos estes 26 e podíamos ter feitos outras opções. Mesmo fazendo convocatórias aos anos, há sempre dúvidas de última hora. Esta é a base”, afirmou.

Veja também: Fernando Santos chama António Silva para o Mundial e há ainda ausências inesperadas

O selecionador nacional evitou ainda falar das ausências, entre as quais se destacam João Moutinho, Renato Sanches e Gonçalo Guedes.

“Nós centramos muito nas questões individuais. Eu percebo, cada um de nós tomou as próprias decisões e muito bem, acho isso muito interessante. Há sempre dois ou três nomes que não coincidem. Isto não é uma questão de deixar de fora A ou B, não tem a ver com os jogadores, mas sim com o que perspetivamos para o Campeonato do Mundo“, referiu.

Veja também: Luís Vilar: “Perseguição ao FC Porto? Só há uma equipa que nunca perdeu com Hélder Malheiro”

Fernando Santos foi questionado sobre eventuais planos alternativos a nível tático.

“Não vou entrar em grandes detalhes, mas não há planos alternativos, há planos base. No caso de não funcionar [o plano base], podemos utilizar mais do que uma possibilidade. O que importa muito é a dinâmica do jogo e não tanto a questão numérica, se vai ser 4-3-3 ou 4-4-2, até porque a maior parte das equipas jogam num sistema híbrido. O que fizemos foi olhar muito bem para a lista dos 55 e perceber qual a melhor forma de potenciar essa capacidade dos jogadores. Agora o trabalho é criar as condições para potenciar esses jogadores“, concluiu.

1 comentário

  • Este senhor acrescenta alguma coisa ao futebol?
    Basta ler aquilo que a imprensa espanhola disse sobre a nossa seleção e o treinador que temos e estamos esclarecidos!
    tem tanto de vulgar como seleccionador como teve como jogador e eu vi-o atuar por diversas vezes pelo Estoril!
    Tem um bom trato, sabe ser polido, é extremamente educado !
    Mas o mundo do futebol jogado nas quatro linhas pode ser jogado e planeado por pessoas boas, mas dirigido por treinadores desinibidos que arriscam e fazem dar espetáculo!
    Jogadores TEMOS! Treinador? NÃO TEMOS!

Deixe uma resposta

Por favor desactive o seu adblocker ou coloque-nos na sua  lista de sites permitidos.

Muito obrigado!

Please disable your adblocker or whitelist this site!

Thank You!