Nacional

FC Porto pode receber mais 10M€ que o Sporting na Liga dos Campeões

Taremi em disputa de bola no FC Porto-Sporting

A três jornadas do final do campeonato, a composição do pódio deixa antever o cenário dos três grandes, no que diz respeito às receitas que irão receber, fruto da sua participação na Liga dos Campeões.

Veja também: Taarabt teve de ser obrigado… a celebrar o golo do Benfica ao FC Porto

Os prémios atribuídos pela UEFA sofreram alterações e agora os clubes que marquem presença na fase de grupos da Champions recebem não só 15,25 milhões de euros cada, mas também 585 milhões de euros distribuídos por cada equipa. Este último valor é distribuído pelas equipas, conforme o seu ranking combinado nos últimos dez anos.

O clube com o pior desempenho recebe uma pequena parcela do bolo (1,108 milhões de euros). Posteriormente esse valor é adicionado por cada lugar acima na tabela da UEFA. A título de exemplo, o Real Madrid, que atualmente lidera o ranking, receberá 32 parcelas, o que corresponde 35,46 milhões de euros (além dos 15,25 milhões de euros) pela entrada na Champions da próxima época.

Veja também: Peixeirada e ameaças em direto entre Calado e Jorge Amaral (VÍDEO)

Dito isto, o FC Porto receberá mais do que o Sporting, mesmo que os leões se sagrem campeões, dada o seu histórico no ranking dos últimos dez anos. Considerando as equipas dos outros campeonatos que estão em posição de apuramento, os azuis e brancos são nono classificados, com direito a 24 parcelas (26,59 milhões de euros) o que, somadas aos 15,25 milhões de euros fixos, dá um valor de 41,8 milhões de euros.

Veja também: Banco do FC Porto não quis festejar o golo de Uribe ao Benfica

O Sporting é 31º classificado da tabela a dez anos mas, tendo em conta a atual classificação dos principais campeonatos, os verde e brancos são virtualmente 18º. Caso a classificação permaneça como está até ao final, os leões terão direito a 15 parcelas (16,62 milhões de euros) e recebem um total de 31,8 milhões de euros. Ainda assim menos dez milhões de euros do que os azuis e brancos.

O Benfica também terá uma palavra a dizer, seja como segundo classificado da Liga ou caso passe as pré-eliminatórias da Champions. Os encarnados estão no 12.º posto e, nesse caso, receberão 21 parcelas, ou seja 23,2 milhões de euros, mais os 15,25 milhões de euros fixos.

Veja também: Os milhões que Rúben Amorim vai ganhar se o Sporting for campeão

Deixe uma resposta

Por favor desactive o seu adblocker ou coloque-nos na sua  lista de sites permitidos.

Muito obrigado!

Please disable your adblocker or whitelist this site!

Thank You!