Nacional

FC Porto perde milhares de euros em esquema fraudulento

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O jornal espanhol Diário de Sevilla avança que o FC Porto e o Anderlecht integram a lista de empresas burladas por um esquema informático perpetrado por um grupo radicado em Sevilha, em que perderam muito dinheiro.

Veja também: Grimaldo vinga-se de Rui Costa e vai rumar a rival do Benfica a custo zero

De acordo com a mesma publicação, os dragões perderam 90 mil euros, enquanto o emblema belga ficou sem meio milhão de euros.

O esquema tem o nome de Man in the Middle em que este grupo intercetava comunicações eletrónicas entre fornecedores e clientes. O objetivo era ter acesso à troca de documentos, nomeadamente de faturas.

Uma vez conseguido esse acesso, os criminosos passavam por fornecedores em que exigiam pagamentos das respetivas faturas, através de uma nova conta bancária. Depois de depositado, o dinheiro seguia para uma segunda ou terceira conta. Por vezes era até mesmo levantado diretamente.

Veja também: Calado em momento de tensão com apresentadora e é picado por Octávio Machado (Vídeo)

Com este esquema, os burlões terão desviado um total de dois milhões de euros de várias empresas europeias. As autoridades espanholas já detiveram sete pessoas, no âmbito da operação denominada de Lucus. As diligências começaram depois de uma cadeia de perfumarias ter denunciado o desvio de 200 mil euros.

Deixe um comentário