Nacional

Escutas de Vieira e Mendes: Favores e impingir jogadores ao Benfica

Luís Filipe Vieira e Jorge Mendes nos Globe Soccer Awards.

A revista Sábado traz hoje uma enorme investigação relativa aos negócios de Jorge Mendes e a forma como o empresário se movimenta nos meandros do futebol.

Veja também: João Moutinho perto de voltar ao futebol português – ÚLTIMA HORA

As escutas telefónicas foram determinantes para o Ministério Público sustentar suspeitas da relação do superagente com Luís Filipe Vieira. Uma delas remonta a 30 de dezembro de 2018, em que Mendes terá tentado colocar um jogador não identificado no Benfica por valores entre os 3,5 e os 4,5 milhões de euros. Tratava-se de um jovem trinco que Mendes assegurava ser muito bom. Um pedido que Vieira recusou uma vez que, dado o preço elevado, não conseguiria justificar esta colocação na equipa B encarnada, mas também pela convicção do então presidente encarnado que tinha o melhor jogador jovem da Europa nessa posição: Florentino Luís.

Por outro lado, Vieira estava mais interessado noutro jogador, que também não foi identificado, mas que Mendes já tinha reservado para o Nápoles.

Veja também: PSG quer mudar oferta milionária ao Benfica por Gonçalo Ramos

Mas houve outra escuta que levou o Ministério Público a desencadear os processos Cartão Vermelho, Operação Picoas e Prolongamento.

A 11 de janeiro de 2019, Vieira surge em conversa com a filha Sara Vieira, onde promete uma quantia de 200 mil euros, que tem origem em Jorge Mendes. A verba serviria para financiar os projetos da filha do ex-presidente do Benfica em S. Tomé e Príncipe. Posteriormente, Vieira e Mendes fizeram uma viagem em avião particular no estrangeiro entre 26 e 28 de fevereiro de 2019. Foi a partir destas viagens, em que terão visitado quatro países, que levaram os investigadores a receberem autorização proceder às escutas para perceber se Mendes estava a dar dinheiro à filha do antigo líder das águias.

Veja também: Reação de Alan Varela sobre saída para o FC Porto já é viral

A 12 de abril de 2019 arrancaram as escutas em exclusivo ao empresário, numa altura em que já estava atarefado e a preparar a transferência de João Félix para o estrangeiro, juntamente com Luís Filipe Vieira. Para além das negociações sobre o futuro do então jovem português, as autoridades acompanharam em direto todas as movimentações de Mendes.

Ora algumas das escutas ao superagente, estão a ser incluídas nos processos Operação Picoas. Documentos, relatórios e resumos de escutas de Mendes também foram transferidos para o processo Prolongamento e Cartão Vermelho.

As escutas incluem ainda conversas com dirigentes de clubes estrangeiros e portugueses como Pinto da Costa, Vieira e Frederico Varandas. As autoridades concluíram ainda que o raio de ação de Mendes não se ficava apenas pelas transferências. O superagente também está envolvido em aquisições de clubes.

Veja também: Ronaldo salva Al Nassr com cabeçada perto dos 90′ (VÍDEO)

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário