Nacional

Dívida milionária coloca FC Porto na lista negra do Novo Banco

Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Segundo adianta o Correio da Manhã, o FC Porto está na lista negra do Novo Banco. Em causa está uma dívida de 20 milhões de euros que integra a lista de créditos de risco abrangidos pelo Acordo de Capitalização Contingente (ACC) com que Fundo de Resolução compensa os bancos por perdas em empréstimos.

Veja também: Georgina arrasada pelos ingleses: “Ridícula com tanta plástica” (FOTOS)

De acordo com a mesma publicação, foi o fundo norte-americano Lone Star que impôs que a dívida do Grupo FC Porto ao Novo Banco fosse incluída na lista de créditos da ACC. Aquando do momento em que este fundo comprou o Novo Banco, , em 2017, as duas partes não chegaram a acordo sobre o valor do crédito do Grupo FC Porto.

Nessa altura a Lone Star proibiu o Novo Banco de conceder créditos ao futebol. Por isso a dívida dos dragões foi colocada na lista de créditos do ACC e compensada pelo Fundo de Resolução.

Veja também: Birra de Jorge Jesus resulta na dispensa de jovem da formação

A dívida do Grupo FC Porto ao Novo Banco é relativa a créditos concedidos à Porto SAD e à Porto Comercial, e tem sido paga — pelo que o seu valor atual será bastante inferior e não deu perdas ao Novo Banco nem ao ACC.

Fonte contactada pelo Correio da Manhã assegura que “o FC Porto está a cumprir todos os créditos com o Novo Banco e com todos os bancos”.

Os 19 maiores devedores causaram ao Novo Banco, entre julho de 2016 e até ao fim de 2018, perdas de quase 1,26 mil milhões de euros. Através Acordo de Capitalização Contingente (ACC), o Fundo de Resolução compensou o Novo Banco por estes prejuízos.

Veja também: Relato dos golos de Ronaldo que tocou o coração de Kátia Aveiro (Vídeo)

Deixe uma resposta

Por favor desactive o seu adblocker ou coloque-nos na sua  lista de sites permitidos.

Muito obrigado!

Please disable your adblocker or whitelist this site!

Thank You!