Nacional

Amorim fala do futuro no Sporting e do possível regresso de Tiago Tomás

Rúben Amorim, treinador do Sporting em conferência de imprensa de antevisão

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Gil Vicente, Rúben Amorim não tem dúvidas que o Sporting terá pela frente um adversário complicado, apesar dos recentes resultados.

“Olhamos muito para os jogos, não só para o resultado, e eles têm falhado muitos golos, há fases assim. Muitos dos jogos que não conseguiram ganhar, mereciam-no. Têm um 4-3-3 de equipa grande, é muito bem trabalhado. São muito bons na transição defensiva. O treinador teve um grande impacto na equipa. Vai ser um jogo difícil, as duas equipas ainda têm objetivos na época, e apesar de também termos vindo de derrotas difíceis de digerir, vamos tentar vencer”, afirmou.

Veja também: Rúben Amorim reage a alegadas agressões de Slimani no treino (Vídeo)

O técnico leonino confirmou a ausência de Coates para esta partida e garante que foco está em garantir a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões e não no título.

Em relação ao Coates não vai estar. Estava em dúvida e achámos melhor não o ter, precisamos de todos no máximo, até porque o Gil Vicente é muito rápido e ele podia ter um problema mais grave se arriscássemos. Jogo tem essa aliciante, para além de termos de ganhar todos os jogos no Sporting. Ir à Champions é essencial, e claro que adiar o título também é bom para animar o campeonato, mantendo viva uma réstia de esperança, apesar de não acreditar muito. O que podemos controlar é a Liga dos Campeões, sabendo que o Gil Vicente é difícil de bater, mas estamos preparados“, referiu.

Olhando para a próxima época, Amorim foi questionado sobre a hipótese de vir fazer mudanças na forma de o Sporting jogar.

Nós podemos mudar as nuances da nossa equipa, e cada vez temos mais. O Benfica mudou porque mudou de treinador, o FC Porto também tem várias variações, o Gil Vicente joga assim desde o início da época. Há treinadores no Mundo que têm sucesso a jogar quase sempre da mesma maneira. Vamos ver… temos um plantel desenhado para a nossa forma de jogar e não se pode mudar tudo de um momento para o outro. Tenho a certeza que os nossos jogadores também se adaptariam a outros sistemas. Olhando para a primeira volta que fizemos, agora jogamos de forma diferente, com posicionamentos diferentes… se tirássemos fotografias em diferentes momentos do jogo, iríamos perceber isso mesmo“, disse.

Veja também: Filhos de Ronaldo e Matic recriam golaço ao Chelsea e adeptos ficam rendidos (Vídeo)

Convidado a deixa ruma mensagem aos sportinguistas, Amorim garante que pretende continuar no Sporting, mesmo que já não seja tão amado.

“Mesmo na fase muito boa que tive aqui, foi a mesma coisa. Chego ao fim da época, dou uma semana para o meu agente fazer o trabalho dele. Mas a minha ideia é igual tanto na fase boa como na menos boa. Quero cumprir o contrato com o Sporting, estou feliz aqui. As pessoas se calhar neste momento não gostam tanto de mim, mas gosto muito dos meus jogadores e quero ficar aqui. A evolução que tivemos para dar o passo seguinte, acho que não está na altura de começar um projeto novo. Enquanto jogador cumpri sempre os meus contratos. A minha ideia aqui é a mesma“, frisou.

Por último, Amorim comentou a possibilidade de Tiago Tomás regressar ao clube, depois da previsível saída de Islam Slimani.

“É um se. Uma coisa responde à outra. Quando há blocos baixos há menos profundidade, e o Tiago Tomás sofreu com isso, por isso é que fomos buscar o Slimani. Somos muito melhores em ataque continuado, passamos mais tempo nesse aspeto. Temos jogadores que se adaptam a isso, e os jogos com Tondela e Boavista provam isso. Blocos baixos são difíceis de penetrar, e não tendo o Porro faltou-nos o um para um. Isso é algo que planeámos para a próxima época. Já começámos a preparar a próxima época, com tempo, e principalmente aqui, que tem de ser muito tempo antes. O Tiago fez uma adaptação boa ao Estugarda, nós vemos os jogos do Estugarda. É um futebol completamente adequado às caraterísticas dele, e tenho de falar com ele, é muito importante para mim. Os jogadores têm de saber para o que vêm. Logo vemos, falarei com o Viana. O Tiago tem muito talento e tem caraterísticas específicas, mas para o ano veremos“, concluiu.

Veja também: Carvalhal defende treinador do Portimonense: “Investiguem também o nosso jogo em Arouca”

Deixe um comentário