Internacional

Abel Ferreira criticado pelo governo brasileiro após expressão infeliz

Abel Ferreira treinador português que orienta o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, atualmente ao serviço do Palmeiras, foi alvo de críticas por parte da Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, após ter usado a expressão “equipa de índios” numa conferência de imprensa. A ministra convidou Abel Ferreira a aprofundar o seu conhecimento sobre a história dos povos indígenas do Brasil e sobre o impacto da colonização portuguesa.

Veja também: Figo comenta titularidade de Ronaldo no Euro 2024 e dá que falar

Sonia Guajajara utilizou as redes sociais para expressar o seu descontentamento, sublinhando a importância de reconhecer os crimes cometidos contra os indígenas e escravos durante o período colonial.

... -

Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil e a história da colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil, e como estamos trabalhando para rever isso“, escreveu Guajajara.

Abel Ferreira pediu desculpas publicamente na sua conta de Instagram, reconhecendo que as palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção.

Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Peço desculpa a todos, em especial às comunidades indígenas“, afirmou o técnico português.

Veja também: Mourinho e a prestação de Portugal no Europeu: ‘Tirando os dois veteranos…

A ministra brasileira também destacou a importância do reconhecimento por parte do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que recentemente admitiu a responsabilidade de Portugal pelos crimes cometidos durante o período colonial.

Uma declaração muito importante porque o reconhecimento de tais crimes é o primeiro passo para ações concretas de reparação“, prosseguiu Guajajara, elogiando a postura do chefe de Estado português.

Guajajara recordou ainda o acordo de entendimento assinado em junho entre o Governo brasileiro e o Observatório do Racismo e Xenofobia em Portugal, sublinhando a importância de combater estereótipos e promover a igualdade étnico-racial.

Veja também: Benfica arranca pré-época com goleada ao Farense (VÍDEO)

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário