Nacional

TAD considera nulo o castigo que tirou Adán do jogo com o Benfica

Adán expulso do Sporting-Marítimo

O Tribunal Arbitral de Desporto decidiu dar razão ao recurso apresentado pelo Sporting em defesa de Adán, na sequência da sua expulsão no polémico jogo com o Marítimo da época passada, considerando nula a decisão que o levou a falhar o derbi com o Benfica no passado dia 21 de maio.

Veja também: A resposta arrasadora de Danilo a quem diz que a Seleção é melhor sem Ronaldo

O Colégio Arbitral delibera, por unanimidade, julgar procedente o pedido arbitral apresentado pelo Demandante (Adán) e declara a nulidade suscitada e a invalidade dos atos praticados após a apresentação da defesa por parte do Demandante, devendo, em consequência, o processo ser devolvido à Demandada (FPF)“, pode ler-se no acórdão.

Foram ainda revelados os motivos desta decisão.

“O direito de defesa vem consagrado no Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional como um dos princípios fundamentais do procedimento disciplinar. A não consideração da defesa (e meios de prova indicados) apresentada através dos meios indicados pela Federação Portuguesa de Futebol por a mesma ter sido alocada à caixa de spam desta última equivale à não concessão do exercício do direito de defesa, o que é cominado com nulidade e determina a invalidade dos atos praticados posteriormente“, pode ler-se.

Recorde-se que Adán levou, erradamente, uma amarelo por parte do árbitro Tiago Martins, acabando por falhar o jogo com o Benfica.

No entanto, o Conselho de Disciplina não chegou a registar nos seus serviços a audiência prévia de Adán, ou seja, o direito de defesa que antecede a publicação do mapa de castigos sumários (momento a partir do qual o espanhol pôde recorrer para o Pleno).

Veja também: Pinotes Batista responde com muita classe a ataque de Pinto da Costa (VÍDEO)

Tal deveu-se ao facto de a defesa do guarda-redes espanhol ter na pasta de… lixo eletrónico.

“O email entrou diretamente na pasta spam na data e hora supracitadas [17/5/2023 às 22:24]”, confirmou a… Direção de Tecnologia (DT) da FPF.

O Sporting avançou então com um pedido de impugnação, que acabou negado com o Conselho de Disciplina acabando por devolver o processo à FPF.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Veja também: Selecionador do Luxemburgo saiu durante o jogo com Portugal – Eis o motivo insólito

Deixe um comentário