Nacional

Sérgio Conceição responde a críticas de Schmidt ao VAR

Sérgio Conceição na antevisão a uma partida do FC Porto

Na conferência de imprensa de antevisão ao derbi com o Boavista, Sérgio Conceição espera muitas dificuldades para o FC Porto.

Veja também: Roberto Martínez revela a verdade sobre a renúncia de Rafa à Seleção

O técnico azul e branco chamou a atenção para as mudanças táticas que os axadrezados vão apresentar, comparativamente com o jogo da 1ª volta.

“Não podemos adivinhar a estratégia, podemos olhar para o comportamento que teve no passado, ver o comportamento da equipa quando joga fora, em casa, por cima do resultado ou não. Tem havido uma evolução no trabalho do Petit. Olhamos para o que é o jogo e normalmente o que acompanhamos nas equipas do Petit é que tem mais bola do que tinha no passado, joga bem, é ofensiva. Tirando as equipas dos quatro primeiros lugares é a equipa que tem mais golos. Os laterais são muito interessantes, Makouta no meio-campo gosta de ter bola. Equipa positiva, temos de contrariar isso como somos como equipa, sem fugir às nossas características. Há várias formas de chegar à baliza, pode ser mais ou menos bonito, mas o que importa é sermos eficazes e não temos sido muito, criámos muitas situações de golo e isso custou-nos pontos”, afirmou.

Veja também: Gesto de Ronaldo com treinador adversário dá que falar na Arábia

O treinador dos dragões chamou ainda a atenção para os problemas que o Boavista pode apresentar como o meio-campo.

É um dos pontos fortes do Boavista e temos de ter esse equilíbrio necessário. Normalmente projetamos muito os laterais e é importante que, no nosso setor intermédio, alguém seja mais posicional e os centrais estejam atentos. Também podemos projetar os nossos dois médios, ficando um lateral com os centrais, se for necessário, porque se ficar um jogador na frente não preciso dos laterais nem dos médios para estar equilibrado no momento da perda. Somos muito mais eficazes se metermos muita gente na frente, porque estamos mais preparados para reagir à perda e para ter sucesso na reação. Para que o adversário não saia nos ataques rápidos, que podem ser perigosos. Mas isso depende de tudo, faz parte dos tais momentos de que eu falo e em que temos de ser fortes. Estamos preparados para isso, dentro daquilo que somos como equipa, com o Boavista e em todos os jogos, independentemente da supremacia que possamos ter durante o jogo, temos de estar sempre atentos à perda de bola e reagir, estamos equilibrados em termos defensivos”, disse.

Veja também: Ronaldo e Georgina aos gritos em forte discussão pública

Conceição foi ainda questionado sobre os pontos que o FC Porto perdeu perante equipas mais pequenas, depois de a equipa ter reduzido para quatro pontos a distância para o líder Benfica.

“São jogos e histórias diferentes. Também são momentos que as equipas atravessam e não queria passar por eles. Os grandes campeões são aqueles para quem a vitória sabe pouco e a derrota-se sente-se muito. Para quem anda sempre à procura de títulos, eles são normais. Aconteceram momentos desagradáveis durante a época. Nos últimos jogos a equipa teve um comportamento muitíssimo positivo e nada fazia prever um ou outro acidente que tivemos, que a nós custa muito, mas que faz parte das caminhadas das equipas. Olhar para trás não é importante. Estamos num bom momento em tudo, na atitude, no não adormecer, estarmos vivos, há que olhar para a frente. A forma como vivo o jogo ou gesticulo… no último jogo, perguntaram-me se o Namaso tinha saído por eu me ter irritado com ele. E saiu um título num jornal com isso, que eu disse que ao intervalo tinha retirado cinco ou seis e não foi por isso… se fosse por um ou outro raspanete tirava todos, era essa a ideia“, referiu.

Veja também: Foi formado no Benfica e é o grande objetivo de Rui Costa no verão

Conceição ainda reagiu às críticas de Roger Schmidt ao VAR, com o treinador do Benfica a considerar que a tecnologia deveria acabar.

O VAR é muito útil para o futebol“, concluiu.

O Adeptos de Bancada já está no Youtube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui assim como a nossa newsletter!

Deixe um comentário