Nacional

‘O FC Porto tem o recorde mundial de penáltis retirados pelo VAR’

Francisco J. Marques no programa do Porto Canal

O FC Porto, através do seu diretor de comunicação, Francisco J. Marques, expressou uma forte insatisfação com a atuação do VAR em diversos jogos da equipa, afirmando que o clube detém um recorde mundial pelo número de penáltis que lhe foram retirados através desta tecnologia. As declarações surgiram na sequência de um lance polémico no jogo contra o Rio Ave, onde um penálti inicialmente assinalado a favor dos dragões foi revertido após intervenção do VAR, operado por Fábio Melo, e do árbitro António Nobre.

Veja também: Telemóvel de Fernando Madureira desbloqueado – ÚLTIMA HORA

Francisco J. Marques não poupou críticas ao procedimento, considerando que houve uma “adulteração da verdade desportiva” devido à seleção de imagens mostradas ao árbitro, alegando que não foram apresentadas aquelas que evidenciavam o toque que justificaria a marcação do penálti. O diretor de comunicação apontou este episódio como um exemplo de uma série de decisões que prejudicam sistematicamente o FC Porto, mencionando até o caso em que um penálti foi retirado com recurso a um telemóvel, na partida com o Arouca.

Além de reiterar a frequência com que o VAR intervém para anular penáltis a favor do FC Porto, Francisco J. Marques destacou uma situação específica num jogo contra o Boavista, onde um penálti claro teria sido ignorado pelo VAR. Estas ocorrências levaram o dirigente a questionar a integridade do campeonato português, sugerindo que as constantes intervenções contra o FC Porto contribuem para diminuir o prestígio da competição.

Veja também: Real Madrid arrasado após gesto polémico no aniversário de Ronaldo

A exigência de uma explicação por parte do Conselho de Arbitragem foi clara nas palavras de Marques, que apela à transparência e ao esclarecimento público sobre os critérios de atuação do VAR, especialmente em lances penalizadores para o FC Porto. O dirigente critica ainda a penalização de vozes críticas dentro do futebol português, concluindo que a verdadeira questão está na necessidade de uma arbitragem justa e imparcial, que não prejudique qualquer equipa de forma desproporcional.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

1 comentário

  • Vendam o Taremi e o Francisco Conceição para começar e assim deixam de estar nesta classificação (já que é a única em que podem estar em primeiro) 😀
    Desculpem o escárnio e mal dizer (há que ter atenção em como se fala das virgens ofendidas, perdão do FCP)

Deixe um comentário