NacionalVídeos

Marta Massada arrasa Varandas: “Sempre que o FC Porto vai na frente é um nojo” (Vídeo)

Marta Massada, comentadora afeta ao FC Porto

No programa Trio d’Ataque, da RTP3, Marta Massada pronunciou-se sobre as declarações de Frederico Varandas, a propósito do clássico entre FC Porto e Sporting.

Veja também: Bruno de Carvalho dispara rajada insultos após expulsão do Big Brother

A comentadora começou por criticar a postura da comunicação social que, no seu entender, está a promover a ideia de que o FC Porto como o principal e único culpado pelo que caos que aconteceu no final do clássico.

... -

Não há inocentes nesta história em primeiro lugar. Em segundo lugar, e sem querer tirar importância, parece-me, mais uma vez, que se está a dar um ênfase brutal a algumas situações. Eu vi ali nas imagens o Pepe, o Otávio, o Marchesín e o Conceição, mas não vi o que se passou por parte do Sporting“, referiu em referência ao facto de as peças exibirem apenas imagens de jogadores azuis e brancos.

O apresentador Manuel Fernandes Silva justificou, referindo que as imagens eram da Agência LUSA.

“Tu saberás aquilo que eu estou a tentar dizer relativamente ao que a comunicação social tem feito nas últimas horas. Não pode haver inocentes, mas que haja a coragem de olhar para os dois lados. Eu vi um FC Porto que entra forte e determinado no jogo e um Sporting que entra forte e determinado no jogo. Aliás, vê-se a determinação do Sporting naquele primeiro lance de Matheus Reis a enfiar o cotovelo logo no pescoço do Fábio Vieira“, atirou.

Veja também: De saída do Big Brother? A decisão de Jardel após a morte da mãe

Marta Massada condenou também a forma como o FC Porto é retratado na comunicação social.

Uma mentira repetida mil vezes naturalmente acabará por soar a verdade. O que se passa de forma consistente é que sempre que acontece alguma coisa deste género há logo desculpa para se chamar a malta do Porto de terrorista“, considerou.

Passando diretamente para as palavras arrasadoras de Frederico Varandas para com Pinto da Costa, a comentadora elencou um conjunto de acontecimentos violentos relacionados com os adeptos do Sporting.

Sempre que o FC Porto vai na frente o futebol é um nojo e é preciso ser moderado. Frederico Varandas chega lá [sala de imprensa do Dragão] e diz que isto reflete os últimos 40 anos. A imprensa não se pode esquecer onde é que um very light matou um adepto? Foi em Lisboa. Onde é que incendiaram um autocarro à porta de um pavilhão? Não foi no Porto. Onde é que houve um ato de terrorismo num centro de estágios? Foi no Sporting de Bruno de Carvalho e Frederico Varandas. Onde é que vês claques que se encontram à noite e resulta em mortes? Quem é que tinha dados pessoais de mais de 200 árbitros? Quem é que montou uma rede de influências para minar os resultados das modalidades? Foi o Sporting com o Cashball. Quem é que teve um vice-presidente preso, preso, durante quatro anos e meio por corrupção ativa? Foi o Sporting. Quem é que também teve meninas e copos oferecidos a árbitros conforme testemunhou Jorge Coroado? Foi o Sporting. Quem é que teve um presidente que fugiu para Angola? Foi o Sporting“, referiu.

Veja também: Agrediu Matheus Reis no clássico e foi apanhado a gabar-se: “Eu dei-lhe primeiro”

Lembro-me de ver João Pinto a subir no Jamor para receber a Taça e ver os jogadores do FC Porto serem apedrejados por adeptos do Sporting. Estes 40 anos não são os 40 anos que Frederico Varandas quer fazer passar“, acrescentou.

Veja também: Pepe apanha uma bala no relvado no meio do caos do FC Porto-Sporting

Por último deixou um apelo a Pinto da Costa e uma última farpa a Varandas.

Espero que Pinto da Costa não responda a Frederico Varandas. Acho que não se pode descer tão baixo como se desceu. As afirmações foram tão… baixas que não se deve descer a esse nível. Depois de Frederico Varandas devia ter ido falar o treinador de sub-15 do FC Porto que está mais habituado a lidar com pessoas daquela idade“, concluiu.

4 comentários

  • Cara senhora,
    Passamos a não ir ao Porto. São menos 3 pontos que levamos, mas não temos que passar por intimidação, insultos, agressões e outras tantas atrocidades que se fizeram e continuam a fazer no norte de Portugal. Eu senti-as aí na pele, quando era jovem. E isso nunca servirá de exemplo para quem está a ser formado, seja em que desporto for.
    Aliás, também podem não comparecer, tal como fizeram num outro desporto, que não é para agora aqui chamado.
    A senhora por acaso ainda não leu ou viu o site do Jogo, pois não? Só defendem o Porto, e nem vêm as imagens disponíveis com sentido crítico. Estão a fazer aquilo que apelidam que a “comunicação social de Lisboa” está a fazer. Há penalty a favor do Porto, há. O Taremi é que devia ter levado o amarelo pelo pisão que deu ao Coates? Sim. O VAR estava a dormir? Estava. Porque é que não falam no VAR? Estava conivente com o Porto? Ou a entrada do Taremi seria para vermelho?
    É que para mal igual, tratamento igual. O Daniel Bragança por menos que aquilo que se viu entre o Taremi e o Coates foi expulso frente ao Sta. Clara.
    Todos os anos a mesma situação quando o Sporting ou o Benfica vão ao Porto. Querem respeito? Tratem o Sporting como Clube de Portugal, e não de bairro como o Porto é. Quem não se dá ao respeito, nem respeito merece. Deixem de ser arruaceiros para com o sul. O berço da nação é Guimarães, por isso o Porto também fica abaixo, o que faz de vós também mouros. Percebeu? Quem nunca jogou futebol arma-se em treinador de bancada, e comentar é fácil, nem que seja para dizer burradas e não ser isento. Comentadores a levantar a voz para com todos. Que respeito é esse? O Porto ganhou muitos títulos? Ganhou sim senhor, sob a capa, como os outros apelidaram de manto(ou proteção) de alguém. Frederico Varandas esteve bem? Esteve. Venha o próximo ainda mais tomates que ele. Estamos todos cansados de corrupção. Doa a quem doer.
    E já agora tenham vergonha naquilo que comentam, com a conivência da comunicação social.

  • Marta Massada, parabens pelo relatório exposto em relação ao que se passou no DRAGÃO! Em minha opinião quem incendiou o pôs futebol, foi Frederico Varandas ao “insultar” o grande timoneiro do desporto em Portugal Sr. Jorge Nuno Pinto de Costa. O homem merece respeito só pelo facto de ser actualmente o dirigente desportivo mais titulado no Mundo!!!! é obra. Quanto ao que se passou em campo? aquilo não é futebol!! mas é o que temos.

  • Com toda a “Massada” a que se assitiu no final do jogo FCP-SCP, não foram os atletas e acompanhantes do SCP que criaram a situação, mas sim os atletas e os “lacaios” do FCP, que “substituiram” os agentes da PSP no Estádio do Dragão.
    Com todos os problemas enumerados pela Massada, omitiu as perseguições às equipas adversárias do FCP, nas passagens superiorres da A1. Das perseguições aos adeptos das equipas adversárias, no Porto e arredores. Da situação criada, em Coimbra, no Estádio Municipal, num jogo com SLB, onde os jogadores do FCP, perseguiram e agrediram alguns atletas adversários e tentaram atacar a equipa de arbitragem, que tiveram que fugir.
    É uma “Massada”, a Massada falar de situações que envolveram o SCP, tentando camuflar o que o FCP fez e faz. Ou será que o FCP está isento de responsabilidades da situação criada? Claro que não, os “arruaceiros”, Otavio, Pepe, Marquesim e outros atletas, dirigentes e outros, dos quais trabalhadores com coletes azuis e vermelhos bem visíveis nas imagens televisivas,
    A diferença é que o FCP, faz as coisas pela calada, na sua cidade, onde se localiza a Liga e outros orgãos do futebol. Quantos títulos ganhou o FCP e o SCP nos últimos 20 anos? Sendo assim quem é o meis beneficiado?
    Se formos a analizar nenhum dos clubes grandes, em Portugal, está isento de tentar por qualquer forma e processo beneficiar-se, em prejuízo dos outros. É uma “Massada”, as televisões darem canal a pessoas que não sabem, nas suas funções, resumirem-se a comentários sobre o jogo e não sobre acontecimentos, extra jogo e deturpá-los. Exige-se respeito, vergonha e não acirrar os ânimos, afinal é somente um jogo de futebol, mesmo que os intervenientes do jogo se excedam nas atitudes, aos outros não é corretos continuar a ativar o ódio e a incompreensão. É mesmo uma Massada ver o ouvir “Massadas” a quem dão canal.

    • Lamento não ter a percepção da realidade. Mas os maiores crimes do futebol estão a sul. 10 sul 1 norte. Deixe a palhaça que a verdade vem ao de cima. Custa não custa. Boa via
      gem.

Deixe um comentário