Moussa Marega é inevitavelmente o principal foco da comunicação social, numa questão que não ficou apenas reduzida ao âmbito futebolístico.
Veja também: VÍDEO: VERGONHOSO: Marega abandona relvado após insultos racistas
O avançado do FC Porto foi vítima de insultos racistas na partida diante do V. Guimarães e decidiu abandonar o relvado, apesar de colegas, adversários e até Sérgio Conceição, o tentarem demover.
Veja também: André Ventura defende insultos racistas contra Marega
Uma atitude que mereceu um reparo do jornalista Bento Rodrigues, que apresenta o Primeiro Jornal da SIC.
O jornalista iniciou o programa com uma mensagem elucidativa da importância da decisão de Marega, perante uma questão que muitas vezes é “deixada debaixo do tapete”.
“Boa tarde e bem vindos. Começamos este jornal com o rosto do carácter, da coragem e da lucidez.
A coragem de ser o primeiro futebolista em Portugal e um dos poucos no mundo a abandonar um jogo depois de ouvir insultos racistas.
O carácter de desafiar os que o tentaram travar sem perceberem que já não era sobre um jogo de futebol nem sobre o resultado mas sobre o que nos define enquanto civilização.
A lucidez de saber que este é o momento que define um homem, que esta atitude vai muito para lá de um estádio, que tem impacto nas ruas, nos bairros, nas vidas dos que sofrem insultos racistas todos os dias. Agora, a noticia“.
Veja também: Marega reage aos insultos racistas e não foi meigo: “Vão-se f*der”