Modalidades

Francisca Laia Critica Ausência de Mulheres na Convocatória para o Europeu de Canoagem

Francisca Laia, canoísta

A canoísta internacional portuguesa Francisca Laia insurgiu-se publicamente contra a ausência de atletas femininas na convocatória da Federação Portuguesa de Canoagem para os Campeonatos Europeus, que se realizarão em Szeged, Hungria. Laia considera esta situação um “retrocesso inadmissível” em termos de igualdade de género, expressando a sua profunda deceção e frustração por meio das redes sociais.

Veja também: Pinto da Costa assume dívida milionária de Vítor Baía e o FC Porto é que paga

Na sua publicação no Instagram, a atleta lamentou que nenhuma mulher tenha sido selecionada para representar Portugal, enquanto cinco homens foram convocados. Laia questionou os critérios da federação, que justificou a ausência de mulheres com “critérios de investimento e futuro”. A canoísta destaca que é inconcebível que haja recursos para enviar uma equipa masculina de K4 e não haja suporte para uma única atleta feminina.

... -

Francisca Laia, que participou nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, reafirmou o seu compromisso com a luta pela igualdade de género no desporto. Promete continuar a batalha por uma realidade mais justa e equitativa para todos os atletas. A exclusão das mulheres nesta competição internacional reflete, segundo Laia, um desrespeito pelo potencial e dedicação das atletas femininas. A atleta espera que no futuro próximo, a igualdade de género no desporto seja mais do que uma aspiração, tornando-se uma realidade concreta.

Veja também: Vítor Baía envolvido em confusão num concerto: ‘Vendeste-te ao Pinto da Costa’

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário