Nacional

FC Porto vai defrontar na Champions um adversário que nunca venceu

FC Porto empata com o City

O FC Porto vai procurar o primeiro triunfo frente à eneacampeã italiana Juventus, de Cristiano Ronaldo, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, quase 37 anos depois da primeira final europeia perdida pelos dragões.

Veja também: Georgina sensual em lingerie e Ronaldo não resiste em comentar (FOTOS)

Em 16 de maio de 1984, a formação orientada por António Morais perdeu a Taça das Taças frente à ‘vecchia signora’, do francês Michel Platini, ao ‘cair’ por 2-1 em Basileia, na Suíça, onde o golo de António Sousa foi escasso face aos tentos de Vignola e Boniek.

Depois do segundo de nove troféus continentais do seu historial, a Juventus já encarou o FC Porto por mais quatro ocasiões na principal prova de clubes europeus, tendo somado um empate a zero em solo luso e um triunfo caseiro por 3-1 em outubro de 2001.

Esses dois encontros fizeram parte da primeira fase de grupos e os pupilos de Marcello Lippi impuseram-se ao conjunto de Octávio Machado no antigo estádio Delle Alpi, com golos de Del Piero, Montero e Trezeguet, contra o tento solitário do brasileiro Clayton.

Veja também: Ronaldo bate recorde histórico na Europa após bis ao Génova

Os últimos embates entre os campeões português e italiano aconteceram nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2016/17, quando a Juventus, comandada por Itália Massimiliano Allegri, venceu o FC Porto, de Nuno Espírito Santo, em dose dupla.

Pjaca e Dani Alves encaminharam a passagem da ‘vecchia signora’ no Dragão (2-0), que seria confirmada com um penálti convertido por Paulo Dybala em Turim, num percurso europeu estendido até à final perdida frente aos espanhóis do Real Madrid (4-1).

Ao todo, a Juventus, recordista de campeonatos italianos (36) e vencedora da Liga dos Campeões em 1984/85 e 1995/96, defrontou clubes portugueses por 17 vezes nas taças europeias, com quatro apuramentos e duas eliminações, ambas ante o Benfica.

Veja também: Magia de Félix no Atlético-Real Madrid que acabou em cueca (VÍDEO)

As ‘águias’ impuseram-se nas meias finais da Taça dos Campeões Europeus de 1967/68, vencendo por 2-0 no antigo Estádio da Luz e 1-0 no atual Olímpico de Turim, a caminho da final perdida diante dos ingleses do Manchester United (4-1, após prolongamento).

Já em 2013/14, a ‘vecchia signora’ desperdiçou a oportunidade de disputar a final da Liga Europa no seu novo recinto, ao ser eliminada pelo Benfica também nas meias finais, graças ao 1-2 em Lisboa e ao 0-0 na capital da região transalpina de Piemonte.

Entre jogos com FC Porto, Benfica, Sporting, Marítimo e Vitória de Setúbal, a Juventus somou 10 vitórias, três empates e quatro derrotas, contrastando com os nove triunfos, nove igualdades e 14 derrotas dos ‘dragões’ frente às equipas italianas nas taças europeias.

Veja também: Espanhóis questionam substituição de Félix: “Simeone, o que fizeste?”

Além da final de Basileia, o campeão nacional cedeu a Supertaça europeia perante o AC Milan (1-0), no Mónaco, em agosto de 2003, mesmo tendo sorrido na eliminatória mais recente, entre fevereiro e março de 2019, quando afastou a AS Roma na ‘Champions’.

Depois do desaire por 2-1 na capital italiana, a equipa de Sérgio Conceição precisou do prolongamento para inverter o resultado (3-1) e rumar aos quartos de final, fase na qual seria afastada pelos ingleses do Liverpool (2-0 e 4-1), campeões da edição 2018/19.

O sorteio realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, ‘programou’ os dois embates entre FC Porto e Juventus em 16, 17, 23 ou 24 de fevereiro de 2021, no Estádio do Dragão, no Porto, e em 10, 16 ou 17 de março, no Estádio Allianz, em Turim.

Fonte: LUSA

Deixe um comentário