Nacional

Edite Fernandes acredita: ‘Se conseguirmos pontuar contra a Holanda…’

Edite Fernandes, antiga avançada da Seleção Nacional

Edite Fernandes concedeu uma entrevista ao Sapo Desporto, onde abordou a participação de Portugal no Mundial feminino.

Veja também: Reação de Ronaldo a pedido de crianças no relvado dá que falar (Vídeo)

A lenda do futebol feminino português, com 39 golos e 132 internacionalizações, mostra-se orgulhosa por ver muitas das suas antigas colegas desfrutarem deste momento histórico. Recorde-se que a ex-jogadora deixou a Seleção Nacional em 2017, tendo partilhado o balneário com muitas das jogadores que integram as escolhas do selecionador Francisco Neto.

-

Convivi muito com esta geração, porque as vi crescerem comigo. Fomos colegas e muitas delas passaram pelas mesmas dificuldades, de não terem as condições que agora existem, com exceção de algumas, mais jovens. E mesmo as mais jovens sabem e reconhecem o papel de quem as antecedeu para que fosse possível chegar aqui, reconhecem o papel de quem veio antes e que ajudou a trilhar este caminho.

Apanhei muitas das jogadoras desta geração, fiz a campanha de qualificação para o EURO 2017, embora depois tenha acabado por não ir à fase final“, recordou.

Veja também: Jogador do Benfica pede para sair após 4 anos – ÚLTIMA HORA

Edite Fernandes recordou ainda a manhã de 22 de fevereiro, em que Portugal garantiu pela primeira vez na sua história um lugar no Mundial.

Para mim e para muitas gerações, mas para mim que estive lá na seleção antes, foi um motivo de orgulho e uma grande emoção. Uma felicidade total. Foi como se estivesse a viver aquele momento com elas, porque elas sabem que estou sempre com elas, quando falo com elas”, referiu.

É como se estivesse a viver este momento com elas. Vão concretizar o sonho de muitas gerações. Elas vão viver o meu sonho e têm consciência de que muito daquilo também é meu e de quem por lá passou antes. Vivi tudo com muita emoção e, como sou uma chorona, quando as vejo…Porque eu vivo muito a seleção e, claro, vivi intensamente o concretizar deste sonho por parte delas”, acrescentou.

Veja também: Di Maria maravilha adeptos com cueca brutal no Benfica-Celta de Vigo

É já amanhã que a Seleção Nacional se estreia no Mundial diante da poderosa Holanda. A antiga avançada não tem dúvidas de que este jogo será decisivo nas aspirações de Portugal nesta fase de grupos e aplaude a mensagem prudente que as jogadoras têm passado.

A mensagem que elas têm passado é a certa: há um grande entusiasmo e muita gente não conhece a realidade, mas é bom ter os pés bem assentes na terra, ser humilde e perceber que vamos enfrentar seleções muito fortes. Ainda assim, Portugal já provou que joga olhos nos olhos com essas seleções mais fortes, sem qualquer receio. Temos, claro, de ter consciência de que vamos estar a jogar contra as melhores do mundo. Ainda assim, acredito que vamos fazer um bom papel e estou certa de que o povo todo se irá orgulhar delas, porque elas nunca viram a cara à luta, lutam até ao último minuto e vão certamente fazer bons jogos. Vão de certeza orgulhar-nos a todos da prestação delas”, disse.

O que poderá fazer a diferença é a união e pelo espírito que elas têm. Depois, o trabalho técnico o treinador passa a ferramenta e elas só têm de o tentar colocar em prática. Passa muito pelo compromisso que elas têm com elas mesmas, o sonho que estão a viver”, prosseguiu.

Muito importante será o primeiro jogo correr bem e Portugal. Se conseguir pontuar no nesse jogo pode aspirar a uma passagem aos oitavos de final. E digo-o francamente. Sinto que se começarmos bem este Mundial, a pontuar, podemos mesmo aspirar a isso.

Veja também: O gesto curioso de Ronaldo que arrancou sorrisos de Vlachodimos (Vídeo)

Já temos duas presenças em Europeus, mas o Mundial é uma competição diferente e claro que haverá um nervosismo inicial, mas a partir do momento em que a bola começar a rolar, isso vai passar. Se pontuarmos contra os Países baixos arriscamos a ir mais longe“, concluiu.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui assim como a nossa newsletter! Siga-nos no Instagram aqui. Siga-nos no Twitter aqui.

Deixe um comentário