Nacional

Dez anos sem Eusébio: Portugal recorda uma lenda do futebol

Eusébio lenda do Benfica

Há dez anos, no dia 5 de janeiro de 2014, Portugal e o mundo do futebol despediram-se de Eusébio da Silva Ferreira, uma das maiores lendas do desporto nacional. O icónico avançado do Benfica, conhecido como “Pantera Negra“, faleceu aos 71 anos de idade, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Veja também: A portuguesa que roubou o coração de Viktor Gyökeres (FOTOS)

Eusébio, que deixou uma marca indelével na história do futebol, ficou particularmente conhecido pelos seus feitos no Campeonato do Mundo de 1966. Durante os quartos de final da competição, contra a Coreia do Norte, Portugal encontrava-se a perder por 0-3, quando Eusébio se destacou. O avançado do Benfica marcou quatro dos cinco golos que levaram Portugal à vitória por 5-3. Este desempenho foi apenas um dos muitos momentos épicos na carreira do jogador.

Após o Mundial de 1966, Eusébio foi reconhecido com a Bola de Ouro da France Football, consagrando-o como o melhor jogador a atuar na Europa. Nos anos seguintes, conquistou por duas vezes a Bota de Ouro, prémio atribuído ao melhor marcador europeu.

Veja também: Fernando Mendes revela o único jogador do Benfica que queria no Sporting (VÍDEO)

Durante a sua carreira, Eusébio alcançou números impressionantes: marcou 733 golos em 745 jogos, representando o Benfica entre 1960/61 e 1974/75, onde rubricou 471 golos em 440 partidas. Além disso, somou 64 internacionalizações pela seleção nacional, marcando 41 golos.

A morte de Eusébio foi um momento de profundo luto para o Benfica e para todos os amantes do futebol. Dez anos após o seu falecimento, o legado de Eusébio continua vivo na memória dos adeptos, não só pelos seus feitos desportivos mas também pela sua postura exemplar dentro e fora dos campos.

Veja também: Cristiano Ronaldo compra luxuosa mansão na Ilha dos Bilionários

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Deixe um comentário