O Aston Villa fez a parte mais difícil. Agora falta o domingo.
O Aston Villa conquistou ontem a Liga Europa ao bater o Friburgo por 3-0 em Istambul. Falta agora terminar no top 4 da Premier League — onde já está, com três pontos de vantagem sobre o Liverpool. Se isso acontecer no domingo, o Sporting entra directamente na fase de grupos da Champions.
O Aston Villa fez a parte mais difícil. Agora falta o domingo.
Ontem à noite, em Istambul, o conjunto de Unai Emery sagrou-se campeão da Liga Europa ao bater o Friburgo por 3-0, com golos de Tielemans, Buendía e Rogers. Um resultado que interessa directamente ao Sporting — e que coloca os leões a um passo de entrarem na fase de grupos da Liga dos Campeões sem ter de passar por qualquer eliminatória.
As contas são simples. Para que o Sporting entre directamente na Champions, o Aston Villa tem de terminar no top 4 da Premier League na jornada final deste domingo. Neste momento, os villans ocupam precisamente essa posição, com três pontos de vantagem sobre o Liverpool. O adversário do Aston Villa no último jogo é o Manchester City — a equipa de Guardiola, que já garantiu o segundo lugar e entra em campo sem nada em jogo.
Há apenas um cenário que atira o Sporting para a 3.ª pré-eliminatória: o Aston Villa perder e o Liverpool ganhar ao Brentford em simultâneo. Nesse caso, os dois clubes ingleses ficariam em igualdade pontual, mas o Liverpool levaria vantagem no confronto directo. Tudo o resto — empate do Villa, vitória do Villa, derrota do Liverpool — é suficiente para garantir o acesso directo dos leões.
Para o Benfica, a equação é diferente e menos favorável. As águias terminaram em terceiro lugar na Liga — abaixo do Sporting — pelo que, mesmo que o Aston Villa cumpra a sua parte, a entrada directa na Champions pertence aos leões. O Benfica terá de passar pela segunda pré-eliminatória da Liga Europa independentemente do que aconteça em Inglaterra.
Há 90 minutos de futebol entre o Sporting e os milhões da Champions. O Aston Villa já fez metade do trabalho — agora é só não perder.