Nacional

Afinal Neres não foi castigado pelo ‘chupa lagarto, chupa tripeiro’

David Neres, avançado brasileiro que representa o Benfica.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol revelou o acórdão relativo ao castigo aplicado a David Neres, na sequência das provocações que protagonizou durante o festejo do título do Benfica. Recorde-se que o extremo encarnado foi castigado com um jogo de suspensão, falhando a Supertaça diante do FC Porto, e uma multa de 510 euros.

Veja também: Maria Vieira arrasa: ‘Há pessoas ridículas e depois há o Ronaldo’

Sabe-se agora que a punição foi imposta devido às provocações que o brasileiro endereçou a Otávio e por ter identificado Pedro Gonçalves num direto nas redes sociais.

Tais expressões, apesar de não constituírem difamação ou injúria, não são neutras, inócuas ou assépticas, pois valem pelo e no seu exato contexto: são vexatórias e procuram exibir a vitória de um campeonato como forma de humilhar os adversários, o que é uma gritante violação do fair play, abalando a imagem e credibilidade das competições além de constituírem um sério risco de potenciação do gérmen de fenómenos de violência desportiva“, pode ler-se.

Quanto aos vídeos em que Neres surge a dizer “chupem lagartos” e “chupem tripeiros”, o brasileiro alegou que desconhecia a sua existência, nem o seu conteúdo, nem os seus autores. Neste sentido, não sabe se os vídeos são autênticos.

Veja também: Rodolfo Reis recusa felicitar Benfica: ‘Ajudados por arbitreiros e padres’ (Vídeo)

O acórdão acrescenta que, embora seja possível identificar a voz de David Neres no vídeo, não há provas suficientes em termos legais para confirmar a autenticidade ou integridade do vídeo. Além disso, não se pode ter certeza se a divulgação ou produção do vídeo foi autorizada, uma vez que foi gravado num contexto de reserva (mesmo que se admita que tenha havido permissão para sua obtenção).

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui assim como a nossa newsletter! Siga-nos no Instagram aqui. Siga-nos no Twitter aqui.

Deixe um comentário