Nacional

FPF vai decidir história dos campeonatos: Benfica, FC Porto e Sporting podem passar a ter mais títulos

Otávio, Darwin e Pedro Gonçalves

A Federação Portuguesa de Futebol já tem toda a documentação relativa aos pareceres dos investigadores de universidades de Lisboa, Porto e Coimbra sobre a categorização das competições nacionais que poderão contribuir para aumentar o palmarés de alguns clubes, nomeadamente, Benfica, Sporting e FC Porto.

A decisão irá a votação na Assembleia-Geral da Liga a 29 de junho.

Veja também: Jovem oriundo da formação a caminho de Inglaterra e deverá deixar 40M€ nos cofres do Benfica

Recorde-se que tudo começou quando o Sporting reclamou em 2018 o facto de ter conquistado por quatro ocasiões o Campeonato de Portugal (1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38). Trata-se de uma prova que decorreu entre 1921/22 e 1937/38, em que os clubes se apuravam pelas competições distritais (em sistema de liga), passando posteriormente a ser disputado por eliminatórias. A esta competição juntou-se, a partir de 1934/35, o Campeonato da Liga da I Divisão, com as duas provas a decorrerem em simultâneo. Os vencedores desta ultima prova correspondem à lista oficial dos campeões nacionais.

Já os vencedores do Campeonato de Portugal são considerados isso mesmo, vencedores do Campeonato de Portugal. O troféu atribuído na altura é igual ao da Taça de Portugal, embora atualmente não integre os palmarés dos clubes que venceram a competição como a prova rainha a nível nacional.

Depois de criada a CIATN – Comissão Independente para a Análise dos Títulos Nacionais – após a exposição do Sporting, a FPF discutirá a aprovará os resultados dos pareceres no próximo dia 29 de junho.

Veja também: Mãe de Igor Silva responde à mulher de Marco ‘Orelhas’: “Mataram o meu filho à falsa fé”

Segundo adianta o diário desportivo A Bola, O parecer 1, elaborado por Amândio J. M. Barros, Manuel A. Janeira e Ricardo C. Pereira (todos indicados pela Universidade do Porto) e Sílvia A. C. Alves (da Universidade de Lisboa), defendem que “os vencedores do Campeonato de Portugal entre as épocas 1921/1922 e 1933/1934 devem ser considerados como campeões nacionais, bem como os vencedores do Campeonato das Ligas (entre 1934/1935 e 1937/1938) que precede o Campeonato Nacional. Os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1934/1935 e 1937/1938 devem ser reconhecidos como vencedores da Taça de Portugal“.

Quer isto dizer que Benfica e Sporting passarão a ter mais dois títulos nacionais e FC Porto e Belenenses mais três. Já na Taça de Portugal, o Sporting passaria a ter mais duas, enquanto Benfica e FC Porto passaria a ter mais uma.

Veja também: Comentador do FC Porto e a transferência de Darwin para o Liverpool: “Em Inglaterra não há BSAD”

Já o parecer 2, elaborado por Francisco Pinheiro (nomeado pela Universidade de Coimbra), defende que “o Campeonato de Portugal é prova antecessora da Taça de Portugal e os Campeonatos das Ligas (I e II Liga) antecessores do Campeonato Nacional (I e II Divisão). Devem ser por isso reconhecidos como campeões nacionais os vencedores dos Campeonatos das Ligas (entre 1934/35 e 1937/1938) e como vencedores da Taça de Portugal os clubes que venceram o Campeonato de Portugal desde 1921/1922 até aos dias de hoje“.

Quer isto dizer que o panorama dos títulos nacionais mantinha-se inalterado, havendo mudanças ao nível dos vencedores da Taça de Portugal. Sporting e FC Porto passariam a ter mais quatro Taças, enquanto Benfica e Belenenses teriam mais três. Marítimo, Carcavelos e Olhanense passariam também a constar na lista dos vencedores da prova rainha do futebol português.

Veja também: Sofia Oliveira deixa provocação: “Eustáquio e Bragança são melhores que Bernardo Silva” (Vídeo)

1 comentário

Deixe um comentário