adeptos-logo
Nacional
09/07/25

Benfica oficializa sucessor de Filipa Patão no comando da equipa feminina

Técnico de 33 anos sucede a Filipa Patão e assume comando das pentacampeãs até 2027. “É um projecto muito ambicioso”, afirmou.

O Benfica anunciou esta quarta-feira, de forma oficial, a contratação de Ivan Baptista como novo treinador da equipa de futebol feminino. O técnico de 33 anos, natural do Porto, assinou contrato até 2027 e sucede a Filipa Patão, que deixou o cargo no final de Junho para rumar aos EUA, onde assumiu o comando técnico do Boston Legacy FC

Veja também: FC Porto já aceitou proposta e Otávio está de saída

Ivan Baptista mostrou-se entusiasmado com o desafio de liderar um projecto com dimensão nacional e internacional, num momento em que o futebol feminino português atravessa uma fase de afirmação e crescimento. 

É um sentimento de grande entusiasmo por chegar a esta casa, a um projeto desta dimensão. É com muita motivação que estamos aqui e que queremos iniciar os trabalhos numa grande instituição e num projecto muito ambicioso”, afirmou aos meios de comunicação do clube. 

Um percurso internacional… e uma Taça em Portugal 

Ivan Baptista regressa ao futebol português depois de ter estado, na época passada, ao serviço do Molde (Noruega), e de uma experiência anterior na China, como adjunto no Nantong Zhiyun Football Club. A nível interno, soma passagens por clubes como Boavista (onde conquistou a Taça de Portugal feminina em 2012/13), Académico de Viseu e Leixões, tendo iniciado a carreira nos escalões de formação. 

Veja também: Thiago Almada pressiona Textor para aceitar oferta milionária do Benfica

Entre 2016 e 2020 esteve na Noruega, como adjunto nos sub-19 e na equipa principal do Tromsø. Um percurso que lhe conferiu bagagem internacional e contacto com diferentes modelos de treino e organização desportiva. 

Durante a apresentação oficial, que contou com a presença do presidente Rui Costa, Ivan Baptista sublinhou a diferença estrutural que encontrou desde a sua primeira experiência no futebol feminino. 

A comparação que faço da minha primeira experiência no futebol feminino com o dia de hoje é incomparável. Muitos clubes começaram a apostar desde então. Mas o que o Benfica faz neste contexto está noutro patamar”.

Veja também: Superman Já Foi um Super-Anarquista (E Nem Usava Cuecas Por Cima das Calças)

Benfica quer manter hegemonia 

Na época passada, as encarnadas conquistaram o pentacampeonato e a Taça da Liga, ficando apenas a um passo da “tripleta”, após perderem a final da Taça de Portugal frente ao Torreense (2-1). O objetivo agora é manter a hegemonia interna e dar novo impulso ao crescimento europeu, onde o Benfica tem vindo a reforçar a sua presença na Liga dos Campeões feminina. 

Com Ivan Baptista ao leme, os trabalhos arrancam nos próximos dias, com olhos postos no hexacampeonato e no reforço da identidade competitiva da equipa. 

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues