O Benfica anunciou esta quarta-feira, de forma oficial, a contratação de Ivan Baptista como novo treinador da equipa de futebol feminino. O técnico de 33 anos, natural do Porto, assinou contrato até 2027 e sucede a Filipa Patão, que deixou o cargo no final de Junho para rumar aos EUA, onde assumiu o comando técnico do Boston Legacy FC.
Veja também: FC Porto já aceitou proposta e Otávio está de saída
Ivan Baptista mostrou-se entusiasmado com o desafio de liderar um projecto com dimensão nacional e internacional, num momento em que o futebol feminino português atravessa uma fase de afirmação e crescimento.
“É um sentimento de grande entusiasmo por chegar a esta casa, a um projeto desta dimensão. É com muita motivação que estamos aqui e que queremos iniciar os trabalhos numa grande instituição e num projecto muito ambicioso”, afirmou aos meios de comunicação do clube.
Um percurso internacional… e uma Taça em Portugal
Ivan Baptista regressa ao futebol português depois de ter estado, na época passada, ao serviço do Molde (Noruega), e de uma experiência anterior na China, como adjunto no Nantong Zhiyun Football Club. A nível interno, soma passagens por clubes como Boavista (onde conquistou a Taça de Portugal feminina em 2012/13), Académico de Viseu e Leixões, tendo iniciado a carreira nos escalões de formação.
Veja também: Thiago Almada pressiona Textor para aceitar oferta milionária do Benfica
Entre 2016 e 2020 esteve na Noruega, como adjunto nos sub-19 e na equipa principal do Tromsø. Um percurso que lhe conferiu bagagem internacional e contacto com diferentes modelos de treino e organização desportiva.
Durante a apresentação oficial, que contou com a presença do presidente Rui Costa, Ivan Baptista sublinhou a diferença estrutural que encontrou desde a sua primeira experiência no futebol feminino.
“A comparação que faço da minha primeira experiência no futebol feminino com o dia de hoje é incomparável. Muitos clubes começaram a apostar desde então. Mas o que o Benfica faz neste contexto está noutro patamar”.
Veja também: Superman Já Foi um Super-Anarquista (E Nem Usava Cuecas Por Cima das Calças)
Benfica quer manter hegemonia
Na época passada, as encarnadas conquistaram o pentacampeonato e a Taça da Liga, ficando apenas a um passo da “tripleta”, após perderem a final da Taça de Portugal frente ao Torreense (2-1). O objetivo agora é manter a hegemonia interna e dar novo impulso ao crescimento europeu, onde o Benfica tem vindo a reforçar a sua presença na Liga dos Campeões feminina.
Com Ivan Baptista ao leme, os trabalhos arrancam nos próximos dias, com olhos postos no hexacampeonato e no reforço da identidade competitiva da equipa.
Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)