A estreia de Viktor Gyökeres como titular do Arsenal não correu como esperado, e a imprensa espanhola não perdoou.
Veja também: Reencontro entre Conceição e Villas-Boas no velório de Jorge Costa dá que falar
O jornal AS analisou ao pormenor a exibição do avançado sueco na derrota caseira por 2-3 frente ao Villarreal e apontou o dedo à sua “má forma física” e “falta de ritmo”, numa crítica que ecoa nas redes sociais e entre adeptos dos gunners.
Gyokeres, que trocou o Sporting pelo Arsenal por 66 milhões de euros (mais 10 milhões por objetivos), foi titular pela primeira vez na pré-época, mas não conseguiu disfarçar a ausência de competição.
“Durante mais de 60 minutos, completou apenas quatro passes com êxito e rematou uma vez com perigo. Viu-se um Gyökeres errático, mal posicionado e pouco integrado com os colegas. A falta de ritmo é evidente e explica-se por ter estado dois meses sem treinar, depois de faltar à pré-época do Sporting para forçar a saída”, escreveu o AS.
Veja também: O recado de Ronaldo ao Benfica após transferência falhada de Félix
Arteta pede calma: “Ainda está a integrar-se fisicamente”
Apesar das críticas, Mikel Arteta veio a público defender o seu novo camisola 14 — número lendário que pertenceu a Thierry Henry. Em declarações à Sky Sports, o treinador do Arsenal reconheceu que o estado físico de Gyökeres está longe do ideal, mas mostrou-se confiante no potencial do sueco.
“Ele está connosco há pouco mais de uma semana, mas já mostrou muitas intenções interessantes. Foi importante começar de início e sentir a ligação com a equipa. Mas fisicamente… acredito que ele não treinou verdadeiramente com uma equipa durante dois meses”, admitiu Arteta.
O treinador espanhol destacou ainda os movimentos do sueco sem bola como um sinal encorajador, reforçando a ideia de que Gyökeres precisa de tempo para recuperar o ritmo e adaptar-se às exigências da Premier League.
Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave
As redes sociais não perdoam
A exibição discreta frente ao Villarreal gerou uma onda de memes nas redes sociais, especialmente por parte dos rivais. A pressão em torno do ex-Sporting é acrescida pelo estatuto de contratação mais cara do Arsenal nesta janela de transferências, com expetativas elevadas por parte dos adeptos.
Gyökeres terá nova oportunidade para convencer já este sábado, diante do Athletic Bilbao, naquele que será o último teste da pré-época dos gunners antes da estreia oficial na Premier League, marcada para 17 de agosto, frente ao Manchester United de Rúben Amorim, Diogo Dalot e Bruno Fernandes.
Nomeado para a Bola de Ouro
Apesar da má estreia no Arsenal, Gyökeres entra em 2025/26 com prestígio reforçado. Os 54 golos que apontou ao serviço do Sporting durante a época passada valeram-lhe uma nomeação para a Bola de Ouro, partilhando a lista de 30 finalistas com nomes como Lamine Yamal (Barcelona), Salah (Liverpool) ou Dembélé (PSG).
Veja também: A reação de Cristiano Ronaldo à morte de Jorge Costa
Portugal também marca presença na lista, com Vitinha, Nuno Mendes e João Neves a integrarem o grupo de nomeados, fruto da conquista histórica da Liga dos Campeões pelo PSG. João Neves e Rodrigo Mora surgem ainda entre os candidatos ao prémio Kopa, destinado ao melhor jogador sub-21 do ano.