adeptos-logo
Modalidades
05/07/25

Yolanda Hopkins garante bilhete para a final em Ballito

Portugal voltou a deixar a sua marca no cenário internacional de surf com uma prestação de alto nível na segunda etapa da Challenger Series 2025, em Ballito, África do Sul.

Com as atenções centradas na performance das três principais surfistas portuguesas — Yolanda Hopkins, Francisca “Kika” Veselko e Teresa Bonvalot — a competição revelou-se um verdadeiro teste à consistência e ao talento da armada lusa. E se apenas Yolanda garantiu presença no dia decisivo da prova, a verdade é que todas saem de Ballito com motivos para sorrir — ainda que com realidades distintas. 

Veja também: O verdadeiro motivo para a ausência de Ronaldo do funeral de Jota

Hopkins brilha, Bonvalot falha por um triz, Kika cede nos quartos 

A jornada começou com Teresa Bonvalot a dar o mote logo nos oitavos-de-final. A campeã nacional de 2023 enfrentou a basca Nadia Erostarbe num duelo renhido, onde a portuguesa até conseguiu a melhor onda do heat (7 pontos), mas ficou a meros 0,17 pontos de garantir a qualificação. O total de 11,23 não foi suficiente frente aos 11,40 de Erostarbe, ditando um precoce 9.º lugar para Bonvalot. Ainda assim, a prestação soma pontos importantes para o ranking e mantém Teresa bem posicionada na luta pelo top 7, que dá acesso ao circuito mundial feminino de 2026. 

No mesmo round, Kika Veselko e Yolanda Hopkins brilharam. Yolanda superou a havaiana Eweleiula Wong por 9,33 contra 8,93, enquanto Kika bateu a peruana Sol Aguirre com um sólido total de 10,33 pontos. As duas portuguesas seguiram, então, para os quartos-de-final com esperanças renovadas numa inédita meia-final 100% lusa. 

Porém, esse sonho viria a cair por terra. Hopkins manteve o seu ritmo e venceu o seu heat frente à norte-americana Talia Swindal com 10,40 pontos, garantindo a qualificação para as meias-finais. Já Kika Veselko não teve a mesma sorte: frente à brasileira Laura Raupp, a portuguesa não conseguiu encontrar o seu melhor surf e acabou com apenas 7,30 pontos contra os 10,06 da adversária, terminando assim a etapa sul-africana no 5.º lugar. 

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Um domingo decisivo: Hopkins por Portugal

Com a eliminação de Bonvalot e Kika, Yolanda Hopkins torna-se na única representante nacional no dia final do Ballito Pro, que se disputa este domingo. A tarefa que se segue não será fácil: terá pela frente a mesma Laura Raupp que afastou Veselko. No entanto, o embate poderá ser uma oportunidade perfeita para vingança e redenção, com a portuguesa a querer confirmar o seu excelente momento de forma.

Se ultrapassar a brasileira, Yolanda enfrentará na final a vencedora do duelo entre a australiana Sally Fitzgibbons e Nadia Erostarbe — curiosamente, as duas surfistas que eliminaram as suas compatriotas. Em jogo está não só o título da etapa sul-africana, mas também uma importante mexida no ranking da Challenger Series.

Ranking em ebulição: Fitzgibbons ameaça liderança lusa

O cenário no ranking promete emoções fortes. Kika Veselko, que liderava antes desta etapa, poderá perder o primeiro lugar se Sally Fitzgibbons chegar à final. E se esta vencer mesmo o torneio, Portugal pode sair de Ballito sem qualquer surfista na liderança. No entanto, se for Yolanda a erguer o troféu, irá igualar os pontos de Kika, o que manteria duas portuguesas no topo. E independentemente do desfecho, é já certo que as três atletas nacionais — Yolanda, Kika e Teresa — continuarão no top 5 da classificação geral. Um feito notável que reforça o excelente momento do surf feminino português.

Veja também: Félix dá novidades sobre o regresso ao Benfica - ÚLTIMA HORA

Com uma semifinal já garantida e a ambição de conquistar o título, Yolanda Hopkins carrega agora as esperanças portuguesas no Ballito Pro, numa jornada que poderá não só dar-lhe a vitória como também reescrever o equilíbrio de forças no topo do surf mundial. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues