adeptos-logo
Nacional
06/07/25

Francisco Neto antes do Portugal-Itália: "Hora de aparecer a melhor versão"

Selecionador nacional reconhece falhas defensivas e promete alterações no onze para o segundo jogo do Europeu.

Depois da entrada atribulada da Seleção Nacional feminina no Europeu 2025, com uma derrota pesada frente à campeã mundial Espanha (5-0), Francisco Neto pede agora uma resposta firme frente à Itália, adversária desta segunda-feira na 2.ª jornada do Grupo B. Na antevisão ao jogo, realizada no Estádio de Genebra, o selecionador foi claro: “Está na hora de aparecer a melhor versão de Portugal”. 

Veja também: Luiz Díaz arrasado após funeral de Jota: "Que vergonha" (VÍDEO)

A exigência sobe… e a ambição mantém-se 

“Tem de aparecer a melhor versão individual de todas as jogadoras e de todo o Portugal”, afirmou o treinador, sublinhando a vontade do grupo em dar uma resposta diferente: “Queremos muito fazer as coisas bem e dar um passo em frente.” 

Apesar da goleada sofrida frente às espanholas, Francisco Neto garante que a equipa não perdeu o foco: “Temos de ser mais equilibradas e sólidas. A organização defensiva é o aspeto mais preocupante, mais do que o ataque. Estamos a criar oportunidades, mas defensivamente temos de saber fechar espaços.” 

Alterações no onze titular 

Tendo em conta o curto tempo de recuperação entre jogos e o desgaste acumulado diante da Espanha, o selecionador confirmou que haverá alterações no onze frente à formação transalpina. “É normal que haja algumas alterações. Passámos muito tempo a defender, há fadiga acumulada e, estrategicamente, precisamos de soluções frescas”.

Veja também: Kátia Aveiro responde a críticas à ausência de Ronaldo no funeral de Jota

Portugal ocupa actualmente o último lugar do Grupo B, a par da Bélgica, ambas sem pontos. A Itália, que venceu precisamente as belgas por 1-0 na ronda inaugural, é segunda classificada, com os mesmos três pontos da líder Espanha. 

Um adversário experiente e tecnicamente evoluído 

Sobre a adversária de amanhã, Francisco Neto não poupa nos elogios: “A Itália tem jogadoras evoluídas tecnicamente e com muita experiência. É uma equipa agressiva, que privilegia o jogo interior e que mete muita gente na área.” Ainda assim, garante que Portugal tem argumentos para contrariar o jogo italiano e promete uma equipa “mais compacta e competitiva”. 

O jogo entre Portugal e Itália está marcado para esta segunda-feira, às 21h00 locais (20h00 em Lisboa), em Genebra, e será dirigido pela croata Ivana Martincic

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Resta agora saber se a Seleção Nacional conseguirá dar o tão desejado “passo em frente” e manter vivas as esperanças de seguir em frente no Campeonato da Europa. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!