Depois da entrada atribulada da Seleção Nacional feminina no Europeu 2025, com uma derrota pesada frente à campeã mundial Espanha (5-0), Francisco Neto pede agora uma resposta firme frente à Itália, adversária desta segunda-feira na 2.ª jornada do Grupo B. Na antevisão ao jogo, realizada no Estádio de Genebra, o selecionador foi claro: “Está na hora de aparecer a melhor versão de Portugal”.
Veja também: Luiz Díaz arrasado após funeral de Jota: "Que vergonha" (VÍDEO)
A exigência sobe… e a ambição mantém-se
“Tem de aparecer a melhor versão individual de todas as jogadoras e de todo o Portugal”, afirmou o treinador, sublinhando a vontade do grupo em dar uma resposta diferente: “Queremos muito fazer as coisas bem e dar um passo em frente.”
Apesar da goleada sofrida frente às espanholas, Francisco Neto garante que a equipa não perdeu o foco: “Temos de ser mais equilibradas e sólidas. A organização defensiva é o aspeto mais preocupante, mais do que o ataque. Estamos a criar oportunidades, mas defensivamente temos de saber fechar espaços.”
Alterações no onze titular
Tendo em conta o curto tempo de recuperação entre jogos e o desgaste acumulado diante da Espanha, o selecionador confirmou que haverá alterações no onze frente à formação transalpina. “É normal que haja algumas alterações. Passámos muito tempo a defender, há fadiga acumulada e, estrategicamente, precisamos de soluções frescas”.
Veja também: Kátia Aveiro responde a críticas à ausência de Ronaldo no funeral de Jota
Portugal ocupa actualmente o último lugar do Grupo B, a par da Bélgica, ambas sem pontos. A Itália, que venceu precisamente as belgas por 1-0 na ronda inaugural, é segunda classificada, com os mesmos três pontos da líder Espanha.
Um adversário experiente e tecnicamente evoluído
Sobre a adversária de amanhã, Francisco Neto não poupa nos elogios: “A Itália tem jogadoras evoluídas tecnicamente e com muita experiência. É uma equipa agressiva, que privilegia o jogo interior e que mete muita gente na área.” Ainda assim, garante que Portugal tem argumentos para contrariar o jogo italiano e promete uma equipa “mais compacta e competitiva”.
O jogo entre Portugal e Itália está marcado para esta segunda-feira, às 21h00 locais (20h00 em Lisboa), em Genebra, e será dirigido pela croata Ivana Martincic.
Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)
Resta agora saber se a Seleção Nacional conseguirá dar o tão desejado “passo em frente” e manter vivas as esperanças de seguir em frente no Campeonato da Europa.