adeptos-logo
Nacional
02/10/25 às 15:25

Vieira acusa Varandas: "Colocou um lençol verde na FPF e na Liga"

Luís Filipe Vieira, candidato à presidência do Benfica nas eleições de 25 de outubro, concedeu uma entrevista à rádio TSF.

Luís Filipe Vieira, candidato à presidência do Benfica nas eleições de 25 de outubro, concedeu uma entrevista à rádio TSF onde traçou algumas linhas do seu projeto e deixou críticas à atual direção. O antigo presidente falou sobre a aposta na formação, a possível saída de Mário Branco, o regresso de Bernardo Silva e apontou ainda críticas a Pedro Proença e Frederico Varandas.

Veja também: Peixeirada entre Maniche e Rui Santos: "Não te admito, nem a ti nem a ninguém" (VÍDEO)

No que toca à estrutura do futebol, Vieira garantiu que Mário Branco poderá não manter o cargo:

“Eu tenho um diretor-geral para o Benfica para o futebol. Não vou divulgar porque ele está a trabalhar. Eu conheço o Mário Branco, não vou despedi-lo, mas tem de se enquadrar na nossa ideia para o Benfica. Se não conseguir, não pode continuar. Tenho um diretor-geral muito experiente. Não vamos falar nisso porque vão adivinhar, mas é alguém que já tentámos no passado”.

O candidato defendeu também um modelo com plantel curto e forte aposta na formação:

“Vamos adotar o modelo que queríamos para o passado e não conseguimos impor: quem vier vai trabalhar no máximo com 19 jogadores titulares e o resto terá de ser jogadores da formação. Não vamos abdicar disto. Isso será a condição para os treinadores. Vamos reter os jogadores da formação no plantel pelo menos dois a três anos e quando eu saí havia condições para isso. Temos de dar espaço à formação como faz o nosso rival, o Sporting. Ainda ontem, o João Simões fez um grande jogo em Nápoles e é um jogador da formação que apareceu por lesões que o Sporting teve e precisou de ir à formação”.

Veja também: Jornal francês usa Vitinha para provocar Barcelona: "Bolas de Ouro"

Vieira respondeu ainda a Rui Costa, que alegou ter herdado um plantel envelhecido:

O Rui Costa teve de se desfazer de um plantel velho, mas mostrei que esse plantel teve por base decisões dele e do Tiago Pinto. A interferência que eu tive foi o Pedrinho, Cebolinha e Darwin, que até foi o Rui Costa que o foi buscar. Não fui eu que descobri o Weigl para gastar 20 milhões de euros, por exemplo”.

Quanto a regressos sonhados, o candidato deixou em aberto o de Bernardo Silva:

“Eu não vou dizer se faz sentido. Posso dizer o que aconteceu: no dia em que eu assinei vários contratos com jogadores, faltou o Bernardo. E o Paulo Gonçalves disse-me que faltava o Bernardo Silva e não se sabia porquê. No dia seguinte, assinámos e ele ficou no Benfica. Quando chegou o Jorge Jesus, dizem que não apostou nele. Mas ele naquela altura tinha espaço? Com o Gaitán pela frente, com o Salvio? Não tinha. Tivemos a opção de projetar a Academia e vender jogadores por 15 milhões de euros. O Bernardo Silva foi, o João Cancelo, o Ivan Cavaleiro e tivemos resultados a projetor jovens. Se ele um dia quiser voltar ao Benfica fico encantado da vida, será bom para todos”.

Veja também: Pote e Neres reencontraram-se após polémica do passado e deu nisto

Vieira não poupou críticas a João Noronha Lopes, por integrar elementos que já trabalharam consigo:

Quem diz que está contra o vieirismo... são vieiristas, de certeza. São excelentes profissionais. Mais valia Noronha Lopes explicar porque é que abandonou o Benfica na altura crítica quando foi a decisão do estádio”.

Apontou também o dedo a Pedro Proença, presidente da Liga:

Pedro Proença não fez nada para o futebol português e todos os dirigentes sabem disso. O Benfica tem sido prejudicado desde a temporada passada. Ainda este fim-de-semana com o Sporting... o Benfica nunca é beneficiado”.

Veja também: O golaço de Félix na vitória do Al Nassr na Champions Asiática (VÍDEO)

Por fim, comentou a influência de Frederico Varandas, presidente do Sporting:

O Benfica tem sido prejudicado gravemente desde a época passada. O Benfica tem um jogo em que um gajo leva um pontapé na cabeça [Belotti, na final da Taça de Portugal] e o presidente era o Pedro Proença. E alguma vez ouviu uma palavra dele sobre o que se passou? Nada. O Benfica nunca é beneficiado. Frederico Varandas não concorda comigo? Não concorda comigo agora, mas se eu for presidente, vai concordar comigo. Ele agora está a ganhar e vai embalado. Frederico Varandas fez um trabalho fantástico no Sporting. Mas também fez um trabalho tão fantástico que conseguiu por um lençol verde na Federação Portuguesa de Futebol em todos os órgãos e também na Liga. Está plantado em todo o lado. Nem nos tempos do Pinto da Costa havia um lençol azul em todo o lado. Frederico Varandas não se vai pôr do meu lado [contra Pedro Proença], de certeza. Agora, não se esqueçam que há muitos clubes, o Sporting, o FC Porto, o Braga, a maioria dos clubes podem não concordar, mas o resto vem por ali fora”.

Veja também: Gonçalo Ramos ultrapassa Mbappé e bate recorde histórico pelo PSG

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!