O velório de Pinto da Costa está marcado para este domingo, às 18h00, na Igreja das Antas, enquanto o funeral decorrerá na manhã de segunda-feira. O lendário presidente do FC Porto, que faleceu no sábado aos 87 anos, tinha deixado indicações claras sobre como queria que fosse o seu último adeus.
Veja também: Reação de Conceição à morte de Pinto da Costa dá que falar em Itália
Gravatas azuis e um pedido especial
Em abril de 2024, numa entrevista ao programa Alta Definição (SIC), Pinto da Costa revelou que não queria que as pessoas usassem gravatas pretas no seu funeral.
🗣️ “Não quero gravatas pretas nem luto. Quero as pessoas com gravatas azuis em homenagem ao FC Porto”.
O desejo reforça a ligação eterna entre o ex-dirigente e o clube que presidiu durante 42 anos, levando-o ao topo do futebol mundial.
Os nomes que não queria no funeral
Além de especificar a cor das gravatas, Pinto da Costa também deixou claro quem não queria ver no seu funeral. No livro Azul Até ao Fim, publicado em outubro de 2024, fez questão de mencionar alguns nomes, com especial destaque para André Villas-Boas, o atual presidente do FC Porto.
📖 “Não quero mal a ninguém. Mas porque tanto prejudicaram a paz dos meus últimos dias, não gostaria que lá estivesse alguém da atual direção do clube. Nenhum dos ex-jogadores que sempre estiveram comigo e me traíram (por exemplo, Helton, Maniche, Eduardo Luís, André, Sousa)”.