adeptos-logo
Internacional
06/08/25

"Fiquei a pensar se Arteta realmente queria Gyökeres"

A transferência de Viktor Gyökeres do Sporting para o Arsenal continua a dar que falar em Inglaterra. Saiba mais.

A transferência de Viktor Gyökeres do Sporting para o Arsenal continua a dar que falar em Inglaterra. 

Veja também: A reação de Cristiano Ronaldo à morte de Jorge Costa

Depois das reservas manifestadas por Rio Ferdinand, agora foi a vez de Paul Scholes levantar questões sobre a contratação do avançado sueco. Para a antiga lenda do Manchester United, não é claro se Gyökeres era de facto o principal alvo de Mikel Arteta neste mercado. 

Em declarações ao podcast da Sky Bet, Scholes não escondeu a sua surpresa pela escolha dos gunners: 

«O Arsenal precisava de um avançado-centro. Só me pergunto se escolheram o jogador certo. Como houve muita indecisão sobre o assunto, fiquei a pensar se Mikel Arteta realmente o queria, se era o principal alvo do treinador. Não tenho a certeza, mas agora está na equipa», afirmou o antigo médio, que conquistou 11 títulos da Premier League pelos red devils

Apesar das dúvidas quanto à prioridade da contratação, Scholes reconheceu o impressionante registo goleador de Gyökeres nas últimas temporadas: 

«Teve uma carreira muito estranha — Brighton, Coventry e depois foi para o Sporting. O seu registo de golos é absolutamente brilhante. Não se pode negar isso. Se há alguma equipa para a qual ele poderia ir e criar oportunidades era o Arsenal». 

Veja também: Bruno de Carvalho ataca ex-Sporting: "Tão falso, tão medíocre..."

No entanto, a principal interrogação para Scholes reside na adaptação táctica do avançado ao estilo de jogo dos gunners.

«A única coisa que diria contra Gyökeres é que, no Sporting, provavelmente jogava muito no contra-ataque, especialmente nas competições europeias. Pensemos no Arsenal, que tem a posse da bola durante grande parte do tempo. Será que ele será suficientemente inteligente para fazer essas corridas por trás? Muitas vezes vemo-lo a correr quase desde o meio-campo, não se consegue acompanhá-lo. Empurra, é rápido e marca golos.»

Gyökeres, que brilhou em Alvalade com 43 golos e 15 assistências na época passada, chega a Londres com elevadas expectativas, mas também com um peso considerável nos ombros. A dúvida que paira no ar — especialmente entre ex-internacionais ingleses — é se conseguirá encaixar num modelo que exige inteligência posicional, jogo associativo e paciência com bola.

Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave

O tempo e os golos dirão se Arteta fez a escolha certa. Por agora, os comentários de figuras como Scholes e Ferdinand espelham tanto a exigência da Premier League como a incerteza que ainda rodeia a chegada de Gyökeres ao Emirates. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues