O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, não poupou nos elogios ao sueco Viktor Gyökeres, contratado ao Sporting por 65 milhões de euros, valor que poderá ascender aos 76 milhões mediante o cumprimento de objetivos. Em entrevista à estação britânica Sky Sports, o técnico destacou a personalidade, o instinto goleador e o impacto imediato do avançado no balneário e dentro de campo.
Veja também: Lito Vidigal faz pausa no futebol para abraçar nova profissão surpreendente
Arteta enalteceu, em particular, a coragem de Gyökeres em assumir a camisola 14, número icónico que pertenceu a Thierry Henry: “Nós precisávamos de trazer um jogador que pudesse vestir essa camisola desde o primeiro dia, chegar ao balneário e ver toda a gente a dizer ‘Ele consegue’. O Viktor tem, definitivamente, isso. Ele tem aquele carisma, tem aquela personalidade, e é um rapaz muito confiante. Já vimos, nas primeiras semanas, a maneira como ele age e se comporta dentro de campo. Tudo é natural para ele”, sublinhou.
O espanhol destacou também a veia goleadora do reforço: “Quando olhas para o registo goleador dele... Nós não tivemos um jogador que tenha marcado tantos golos nas duas últimas temporadas. Aquele instinto matador, aquela capacidade, aquela intuição dentro da grande área para receber a bola e colocá-la no fundo da baliza é algo de muito, muito especial”.
Veja também: Tirada de Vítor Pinto sobre Richard Ríos incomoda adeptos de Sporting e FC Porto (VÍDEO)
Para Arteta, o sueco já mudou a forma de jogar do Arsenal: “O nível de ameaça que ele aporta e o medo que ele provoca aos adversários... Isso é algo que vai beneficiar os jogadores que o rodeiam. Ele dá-nos a flexibilidade para atacar de uma maneira diferente. Sempre que chega sangue novo, algo mexe e uma nova energia aparece”.
A chegada de Gyökeres levantou dúvidas sobre o futuro de Kai Havertz, mas o treinador dissipou receios: “Sim, eles podem jogar juntos. Uma das maiores qualidades do Kai é o facto de conseguir jogar em várias posições. Ele já fez isso connosco, e fê-lo ao mais alto nível. Agora, temos opções em todos os setores do ataque, e essa variação vai ser um nível diferente de ameaça”.