adeptos-logo
Nacional
20/12/24

Já há data para a divulgação da auditoria forense ao FC Porto

A SAD do FC Porto, liderada por André Villas-Boas, irá divulgar, em janeiro de 2025, os resultados da auditoria forense.

A SAD do FC Porto, liderada por André Villas-Boas, irá divulgar, em janeiro de 2025, os resultados da auditoria forense conduzida pela consultora Deloitte, que analisou as contas do clube ao longo da última década

Consegue identificar estes jogadores famosos?

Esta auditoria, inicialmente prevista para ser apresentada em outubro, foi adiada devido à complexidade do processo e às recentes conclusões obtidas.

Promessa Cumprida

Na Assembleia Geral do clube, realizada a 23 de novembro, Villas-Boas garantiu novidades sobre a auditoria, uma das suas bandeiras eleitorais. Segundo fontes próximas do processo, o presidente dos dragões reuniu-se esta semana com os responsáveis da Deloitte para finalizar os termos do relatório, que deverá ficar concluído ainda este mês. A apresentação oficial ao universo azul e branco ocorrerá no início de 2025, cumprindo o compromisso de transparência assumido pela nova administração.

Foco na Gestão da Última Década

A auditoria foi alargada para cobrir os últimos dois anos de gestão de Pinto da Costa e aprofundada para analisar transferências, decisões estruturais e questões ligadas à bilhética.

Entre os pontos mais críticos investigados pela Deloitte estão:
 • Transferências de Jogadores: Incluindo valores envolvidos e eventuais práticas suspeitas.
 • Bilheteira: Indícios de prejuízos milionários ligados a esquemas fraudulentos.
 • Relação com a Claque Super Dragões: Nomeadamente o financiamento das suas atividades e ligações a membros da administração anterior.

Veja também: Varandas: Do presente envenenado ao recado a Benfica e FC Porto

Operação Bilhete Dourado

A auditoria também está relacionada com a Operação Bilhete Dourado, uma investigação do Ministério Público sobre alegados esquemas fraudulentos com bilhetes que teriam financiado o estilo de vida luxuoso de membros da claque Super Dragões. Fernando Madureira, antigo líder da claque, é um dos principais suspeitos e foi detido em janeiro deste ano no âmbito da Operação Pretoriano, que investigou os incidentes ocorridos durante a Assembleia Geral Extraordinária de 2023.

Expectativas para Janeiro

O relatório deverá apresentar um relato detalhado das práticas financeiras do clube nos últimos dez anos, fornecendo respostas sobre as desconfianças levantadas por Villas-Boas. A auditoria pretende lançar luz sobre possíveis más práticas e marcar um novo capítulo de rigor e transparência na gestão do FC Porto.

Veja também: Gyökeres irritado arrasa Santa Clara após vitória na Taça

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues