O dérbi entre Benfica e Sporting que irá abrir oficialmente a temporada 2025/26, com a Supertaça Cândido de Oliveira marcada para 31 de Julho, esteve perto de sofrer uma alteração de calendário. O Benfica, descontente com a data inicialmente acordada, tentou nos últimos dias convencer a Federação Portuguesa de Futebol a adiar o jogo, mas encontrou resistência… precisamente do seu rival de Lisboa.
Veja também: Kátia Aveiro responde a críticas à ausência de Ronaldo no funeral de Jota
Apesar do pedido formal feito pelas águias à FPF, a mudança só poderia avançar com o consentimento do Sporting, o que não se verificou. Os leões recusaram qualquer alteração ao calendário estabelecido, escudando-se num argumento simples: a data foi acordada por ambas as partes a 16 de Junho, antes do início do Mundial de Clubes, e consta desde então no planeamento da nova temporada.
Mudança pedida… depois da eliminação
O que causa mais estranheza ao lado verde e branco da barricada é o timing do pedido encarnado. O Benfica aceitou a realização da Supertaça a 31 de Julho sabendo que estaria envolvido no novo Mundial de Clubes até, potencialmente, 13 de Julho. No entanto, a preocupação das águias, na altura da calendarização, prendia-se apenas com a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cuja primeira mão está agendada para 5 ou 6 de Agosto.
Só após a eliminação frente ao Chelsea, nos oitavos-de-final da prova que decorreu nos EUA, é que o clube da Luz terá feito contas à vida — e percebido que os jogadores teriam escassos 15 dias de férias antes de voltarem à competição oficial. Bruno Lage só retomará os treinos a 14 de Julho, enquanto o Sporting arrancou logo no dia 1.
Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)
Face a esse cenário, o Benfica tentou sensibilizar a FPF e o Sporting para o impacto da Supertaça no calendário e no descanso do plantel. Mas, entre a rigidez do calendário e a firmeza leonina em manter o que já estava estabelecido, o pedido foi prontamente recusado.
Cervan critica “prémio” por fazer bem ao futebol português
No meio da polémica, Sílvio Cervan, vice-presidente das águias, aproveitou o sorteio do calendário da Liga Betclic para deixar recados, mostrando-se particularmente desagradado com o que considera ser um mau planeamento.
“O Benfica é a equipa que tem como prémio ter menos férias para os seus jogadores. Querem fazer quadros competitivos capazes, mas depois é assim que trabalham e tratam os que melhor fazem pelo futebol português. Competência não é falar, é saber agendar e saber programar”.
Ainda assim, garantiu que o clube vai marcar presença:
“Lamentamos que seja assim, que seja no dia 31, mas vamos lá estar para tentar ganhar”.
Veja também: Revelado o que motivou o trágico acidente que vitimou Diogo Jota
Do lado sportinguista, a reacção à tentativa de adiamento foi de alguma incredulidade, considerando que o Benfica não se mostrou preocupado com a sobrecarga competitiva quando aceitou a data. No fundo, entenderam que a tentativa de alterar o calendário só surgiu quando já era tarde demais — e depois de perceberem que o desgaste do Mundial seria maior do que o antecipado.